sábado, 19 de Março de 2011

Esqueceram-se de... Margarida Mercês de Melo!


Boa noite. Pronto para relembrar mais um profissional de televisão? Desta vez escolhemos Margarida Mercês de Melo!


Foi através de uma notícia sobre o seu divórcio, que me ocorreu relembrar Margarida Mercês de Melo no Esqueceram-se de Mim. Ficou conhecida pela sua lealdade em RTP, e participação em projectos como Dias Úteis, em exibição na RTP Memória, ou SMS - Ser Mais Sabedor. Neste último, colocava em duelo duas equipas de estudantes, que tinham de responder a um conjunto de perguntas de diferentes matérias, elegendo no final um vencedor. A partir de 2003, as notícias sobre Margarida Mercês de Melo começaram a ser cada vez menos. A participação em determinados eventos, colocavam-na em pequenos fotografias de canto nas revistas de social. Por outras palavras, mesmo não aparecendo em televisão, a apresentadora continuou a ser "vítima" dos flashes dos jornalistas.

Segundo o Correio da Manhã, Margarida Mercês de Melo mantém uma ligação com a estação pública desde 1978, ou seja, há mais de trinta anos. É na RTP África que a apresentadora tem dado cartas, em programas como Iniciativa Africana e Negócios em África. Nascida em Luanda, é em prol de outra cultura que a profissional da estação do Estado tem trabalho nos últimos tempos.

Por mais pesquisa que realize, os resultados são poucos. Participações em Tudo em Família, na RTP2, são alguns dos resultados que consigo encontrar aliando o nome desta profissional ao primeiro canal. É pena, de facto, verificar que "os mais velhos" são esquecidos na RTP. Serenella Andrade, Isabel Angelino, Eládio Clímaco tiveram o seu tempo e, apesar de participarem pontualmente em determinados projectos, não têm o mesmo destaque de outrora. Apesar de no primeiro caso, existir uma colaboração com A Praça da Alegria, ela não é suficiente para demonstrar todo o talento da filha de Luís Andrade. Margarida Mercês de Melo, por mais satisfeita que esteja com a sua vida profissional, engloba-se neste grupo. Confrontado com tal situação tenho de admitir alguma tristeza, pois sendo uma comunicadora que sempre apreciei, tem estado afastado das apostas do primeiro canal há algum tempo.

Assim, e se não há espaço na RTP1, porque não colocá-la na RTP Memória a apresentar o conhecido Há Conversa? De certo tem mais história do que alguns apresentadores que conduzem o referido programa... Fico à espera!

Por fim, relembro uma das últimas participações de Margarida Mercês de Melo em publicidade!


3 Comentários:

Anónimo disse...

Parece que o seu pedido foi aceite pela RTP

Anónimo disse...

Grande Programa o Há Conversa, e já agora Eládio Clímaco, reformou-se e mostrou-se disponível para continuar a apresentar programas, mas parece que foi esquecido rapidamente.

Anónimo disse...

Isabel Angelino, Maria João Gama, Anabela da Mata, Helena Ramos..... Têm muto mais talento que a Sílvia Alberto, que só atraí más audiências, ao contrário das anteriores que conseguem boas audiências na RTP Memória

Enviar um comentário