quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Princesa é a primeira Grande História da RTP!


Tal como havíamos revelado a RTP vai colocar em grelha todos os meses Grandes Histórias e começa já no próximo domingo. Agora, a estação pública revelou mais pormenores sobre a história de estreia, intitulado A Princesa, e que retrata pessoas viciadas na internet e as suas vidas, que mudam num click. Abaixo fique a saber um pouco mais desta história da autoria de Vítor Elias.

Sinopse: A Princesa retrata a vida de Vera, uma adolescente de 15 anos, uma rapariga feliz: popular na escola, boa estudante, sempre com boas notas, é a filha ideal, a princesa dos seus pais. Estes, a professora do secundário, Maria Xavier, e o seu marido, o juiz desembargador Henrique Xavier, adoram-na. A mãe admira imenso o percurso escolar sem mácula da filha, o pai admira a maneira como ela sempre cumpriu os seus deveres e está perfeitamente integrada na sociedade.


Simpática e carinhosa para os pais, que nunca tiveram qualquer razão de queixa. Costuma passar horas no quarto, em frente ao computador, a navegar nas redes sociais da internet, mas fá-lo apenas após estudar, fazer os trabalhos de casa, colocar os pratos na máquina de lava-loiça, após cumprir todos os seus afazeres sem uma queixa, até de boa vontade, exemplarmente.

Por que razão haveriam de estar preocupados? A Princesa levanta assim algumas questões pertinentes. Qual a verdadeira influência da internet e das redes sociais no comportamento dos mais jovens? Vivendo os jovens hoje em dia praticamente num mundo virtual, paralelo, será que os pais conhecem ainda os filhos que têm em casa? O que podemos fazer para proteger os nossos filhos de si próprios, da arrogância típica da adolescência, que hoje, devido às novas tecnologias, pode ter resultados incontroláveis e mesmo trágicos? Será que para proteger um filho é aceitável fazer tudo, mesmo quebrar as leis? Não conhecendo os nossos filhos hoje em dia, será que, mesmo querendo, possamos sequer salvá-los?


Neste primeiro telefilme, Joana Metrass será Vera Xavier, a personagem principal. Pepe Rapazote será Henrique, o seu pai, um juiz na casa dos 50, um homem austero, muito trabalhador, mas afável para com a filha. Habituado a pensar em si como uma pessoa que consegue perceber nos réus quem está a mentir ou não, fica em choque quando percebe que não conseguiu fazer isso com a própria filha. Culpa-se intimamente por ter dado sempre primazia à sua carreira e ter tido a filha muito tarde, pensando que se calhar é por isso, devido à grande diferença de idades entre ambos, que não consegue entender a sua mentalidade o novo mundo onde ela vive.

Já a mãe, Maria Xavier, será interpretada por Mafalda Vilhena. Esta personagem, uma professora, adora a filha. Mas sente-se também ela culpada por, como professora, ser o seu dever educar crianças como alunos mas também como cidadãos, quando aparentemente não conseguiu sequer fazer isso com a própria filha. Para além dos referidos atores, fazem ainda parte do elenco Sara Butler (Catarina Melo, a melhor amiga de Vera) e Miguel Santiago (Gonçalo Costa, um estudante de outro colégio, conheceu a Vera pela internet e “namora” com ela).

Depois de lhe revelarmos como será este primeiro telefilme, que será posteriormente debatido nos vários programas de informação da RTP ao longo da semana, fique também a saber quais virão depois:

Fevereiro - Incógnito
Março - Bulling
Abril - Emigração
Maio – Endividamento Familiar
Junho – Velhos São Os Trapos (Abandono de Idosos)
Julho – O Primogénito (Doenças Raras)
Agosto -  Insegurança
Setembro – Mudar de Vida
Outubro – Violência Doméstica
Novembro – Encosta-te a Mim (Toxicodependência)
Dezembro – Solidão

Fonte: Espalha Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário