terça-feira, 19 de abril de 2011

Opinião: A Televisão na Internet

Pode não parecer coisa da RTP mas a verdade é que a estação pública tem apostado cada vez mais nas redes sociais para promover os seus produtos, especialmente quando estes visam a ter algum impacto audiométrico na programação (coisa que por lá parece não interessar muito). Ainda que exista a presença de vários programas da estação pelo Facebook, são sem dúvida os programas mais juvenis que conseguem mais seguidores, a exemplo disso, o ‘5 para a Meia-Noite’, da RTP2 e agora o novo reality-show ‘Último a Sair’ com estreia marcada para breve na RTP1 e que está a suscitar bastante curiosidade. 
Estas medidas podem não ser inovadoras na estação mas são contraditórias se virmos que não existe relação entre ambas. Um programa com bastantes seguidores no Facebook não quer dizer propriamente audiência garantida, ainda que se saiba através deste a repercussão do mesmo. É nisso que a RTP aposta e se tem baseado para tomar algumas decisões, tais como a continuação do programa da RTP2, que foi, quanto a mim, uma aposta ganha.
A seguir este exemplo estão também a SIC e a TVI que têm praticamente toda a grelha no Facebook, incluindo novelas. Enquanto nas manhãs de Carnaxide Júlia Pinheiro e Ana Marques estão em contacto com os seus seguidores, também na rival TVI a guerra está aberta, principalmente entre Goucha e Cristina, que querem ambos ter o maior número de seguidores. 
Com o avançar das tecnologias, torna-se assim mais fácil a quem faz televisão perceber o que o seu público quer, tendo como sala de discussão o fantástico mundo da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário