A escassos dias de começar mais um campeonato do Mundo de Futebol, o Mundial de 2010 a realizar em África do Sul, todas as atenções estão viradas para a equipa constituinte da nossa Selecção Nacional. Quase todos os canais dedicam grande parte do seu tempo de antena a promover a selecção, seja com entrevistas ao seleccionador ou a mostrar as luxuosas casas dos jogadores, contando detalhes da sua vida privada. Notícias do Portugal real foram colocadas em segundo plano e agora todas as atenções estão viradas para a equipa que nos vai representar em mais campeonato de futebol.
Ao contrário de outros países, em Portugal o futebol é o desporto rei e todas as outras modalidades passam despercebidas aos olhos dos directores de programas das estações, ou melhor, não interessam porque não dão audiências. Foi tentado na SIC e na TVI apostar noutras variantes desportivas, contudo sem sucesso. Resta a essas outras modalidades o serviço público que a RTP2 vai fazendo, muito bem, para que mereçam algum destaque.
O Mundial é a febre do momento, no entanto, já não afecta tanto como o Euro 2004 ou o Mundial de 2006. A Selecção não agrada a todos e são muitos os que desconfiam do sucesso Português este ano. Apesar disso, enquanto a bola não começa a rolar, todas as atenção têm um foco predilecto, os cantos e recantos das casas dos jogadores e a sua vida privada. Depois, reclamam de que não têm privacidade e que ninguém os deixa viver uma vida normal que praticamente nunca tiveram.
Anselmo Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário