segunda-feira, 2 de abril de 2012

Programas de Sempre: Clube Amigos Disney!


Boa noite, bem-vindo novamente à rubrica que lhe revela alguns dos antigos programas que fizeram sucesso e que marcaram gerações. Se gosta de recordar os velhos tempos ou simplesmente tem interesse em saber o que viam os nossos pais, este espaço é para si: Programas de Sempre. Hoje voltamos a recordar um formato exibido na RTP.

Ainda antes da SIC exibir aos fins-de-semana de manhã o formato SIC Kids, já a RTP tinha tido o seu espaço dedicado aos programas e desenhos da Disney. Inspirado no programa norte-americano Clube Rato Mickey, o Clube Amigos Disney foi uma ideia inovadora no panorama televisivo do final dos anos 80, não só em Portugal mas em toda a Europa. Apresentado por Júlio Isidro e por Manuela Sousa Rama o programa era recheado de passatempos, desenhos animados, onde eram transmitidas algumas curtas-metragens e as séries mais badaladas da Disney, e tinha ainda a presença de artistas em estúdio.

Transformando-se rapidamente num enorme sucesso, o programa rapidamente saltou para fora do ecrã e surgiu mesmo o Clube Amigos Disney, com milhares de sócios de todo o país. Para além disso também havia as revistas que faziam parte do Clube e que continham algumas das melhores histórias dos personagens Disney.

Com o final do programa em 1989, também o Clube encerrou a actividade. No entanto, dois anos mais tarde a RTP relançou o formato sob o nome de Clube Disney e que se manteve no ar até 2000, com uma interrupção de dois anos entre 1995/96. O programa revelou alguns nomes que ainda hoje fazem parte do panorama televisivo, tais como Sílvia Alberto, Anabela Brígida, Vitor Emanuel, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário