domingo, 11 de março de 2012

TVI manda calar Alexandra Lencastre ( Actualizada)


"A produção acha que me torno demasiado séria, que falo demais e que acabo por ocupar demasiado do meu tempo de jurada", revela Alexandra Lencastre, que foi ‘mandada calar' pela equipa do programa da TVI ‘A Tua Cara Não me É Estranha'.
Para se preparar para o papel de jurada, que desempenha semanalmente, a estrela da TVI recorre à internet, nomeadamente à Wikipédia, para recolher informações sobre os artistas que são imitados. No final de cada prestação, quando chega a sua vez de fazer comentários, Alexandra reproduz o que leu na internet. Algo que tem desagradado à Endemol, que produz o programa.
"Esta atitude é uma forma de me dizerem que o programa é de entretenimento e que há público em casa que se distrai com tanto comentário informativo", salienta a actriz, de 46 anos, garantindo não sentir qualquer tipo de mágoa pela atitude dos responsáveis do formato.
Ainda assim, a actriz não desiste de levar avante a sua vontade de informar o público com as indicações que retira do site Wikipédia. "Vou diminuindo os comentários, mas continuo a apostar na minha ideia. Não concordo com eles [produção], porque acho que o saber não ocupa lugar. Além disso, sei que tenho imensas falhas e tento colmatá-las com este programa. Na minha opinião, deve haver tempo para tudo: para brincar, para rir ou até para mandar uma piada."
ZECA CONTAGIADO
Alexandra Lencastre admite que não conhece muitos dos artistas que são imitados, daí que faça o seu "trabalho de investigação". "Gosto de estar preparada, embora saiba que 99% do que vem na Wikipédia não pode ser dito no programa. Não há tempo para isso, ou não faz sentido. Mas há coisas fulcrais. É uma necessidade minha estar informada e poder informar quem me vê", esclarece.
Na última emissão do programa foi notória a mudança de atitude da parte da estrela da TVI. Alexandra foi mais comedida nos comentários aos concorrentes, tendo mesmo feito uma ‘autocensura'. E, quando percebia que estava a estender-se, deixava escapar: "Já sei que a produção quer que me cale!".
O hábito de ler informações da Wikipédia - pelo que a produção lhe disse - também terá de acabar rapidamente. Isto antes que se estenda a todos os elementos do júri. "O produtor Gonçalo Pernas já me veio dizer que eu peguei a mania ao Zeca."
BRINCADEIRA
Além da produção, também a dupla de apresentadores, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, brinca com o facto de Alexandra Lencastre se alongar nas suas apreciações. Com o sentido de humor que os caracteriza, Cristina e Goucha até já fingiram ter adormecido enquanto a jurada falava.
Mas, se por um lado, é criticada por reproduzir a biografia dos cantores imitados, por outro é incentivada a mostrar e até a exagerar nos seus comentários mais divertidos e atrevidos. Desde a primeira gala de ‘A Tua Cara Não me É Estranha' que Alexandra Lencastre não se cansa de lançar piropos a Paulo Vintém, insistindo em lhe pedir o número de telemóvel no final de cada actuação. E nem o facto de o ex-D'ZRT ter aparecido recentemente com uma "amiga especial", Catarina Lima, uma bailarina do programa, a inibiu na última gala. "Quero o número de telefone na mesma. Os namoros da juventude são efémeros", disse a actriz, no domingo, com a sua habitual boa-disposição.
BEIJOQUEIRA
Alexandra sabe como conquistar o público e tem aproveitado para mostrar o seu lado mais divertido. Sempre que se proporciona, cobra um beijo na boca aos concorrentes. Já o fez com João Paulo Rodrigues e Maria João Abreu. Goucha também não escapou.
O único dia em que a jurada se mostrou mais contida foi durante um programa em que as filhas, Margarida, de 16 anos, e Catarina, de 13, marcaram presença. "Talvez esteja mais contida hoje por causa da presença das minhas filhas. Elas estão numa altura em que me fazem muitas críticas", justificou, na altura.
Habituada a ‘esconder-se' nas personagens que interpreta, a actriz garante que mostrar a sua verdadeira personalidade ao público é uma tarefa bem mais difícil. "Sei que não posso agradar a gregos e a troianos. Há pessoas que gostarão de mim e outras não. Estar defendida por uma personagem é mais fácil do que assumir-me a mim própria", salienta, sem deixar de sublinhar o lado positivo da situação: "Por outro lado, é refrescante poder ser eu própria, depois de ter estado um ano a gravar uma novela [‘Anjo Meu', TVI] em que fazia de alentejana, presa a determinadas características."
Realizada neste papel, apesar das restrições da produção, Alexandra não esconde a felicidade. "Sinto-me muito completa. É um trabalho que me comove. Além disso, estou a ser supermimada por toda a equipa." É que apesar de estar num papel que não é o habitual, a actriz não recusa ser tratada como diva e até faz exigências, como um camarim só para si para poder estar mais à vontade.

A GRANDE REVELAÇÃO
João Paulo Rodrigues tem sido a grande revelação de ‘A Tua Cara Não me É Estranha'. Conhecido por integrar a dupla humorística Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, é, para Alexandra Lencastre, "um artista completo".
"DAMO-NOS MUITO BEM"
As brincadeiras que Alexandra Lencastre protagoniza com Paulo Vintém já deram azo a especulações sobre um romance. "Não tem nada a ver. Conversamos e damo-nos muito bem quando estamos juntos", esclarece.
AMIZADE TRAZ DIVERSÃO
A relação de amizade de Alexandra Lencastre e José Carlos Pereira tem proporcionado muitos momentos altos no programa. Os dois actores estão sempre a trocar piropos na mesa do júri e a boa-disposição entre ambos tem contagiado o público.
"O ANJINHO DA GUARDA"
António Sala voltou a brilhar nas galas de ‘A Tua Cara Não me É Estranha', depois de ter estado ausente para remover um tumor maligno de um rim, e revelou que o apoio de Alexandra Lencastre foi vital na sua recuperação: "Ela é o meu anjinho-da-guarda."
DUPLA ANIMA DOMINGOS
Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuam imparáveis com os momentos de humor no programa. As audiências revelam que ‘A Tua Cara Não me É Estranha' tem sido um sucesso e já está prevista uma segunda edição.
CASA DIFÍCIL DE SUSTENTAR
Alexandra Lencastre já revelou que tem sentido na pele a crise que o País atravessa. Numa entrevista recente confidenciou que é difícil sustentar a sua moradia, em Cascais: "Não sei se terei capacidade para manter esta casa."
ACTRIZ DEIXA ‘JOANA RITA'
Apesar de continuar diariamente nos ecrãs, no papel de ‘Joana Rita', na telenovela ‘Anjo Meu' (TVI), Alexandra Lencastre já terminou as gravações no final do ano passado e tem aproveitado o tempo para se dedicar às filhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário