segunda-feira, 26 de março de 2012

Programas de Sempre: A Visita da Cornélia!


Os tempos passaram mas na memória de muitos ficam sempre programas que marcaram a sua geração. A partir de hoje, na rubrica Programas de Sempre, iremos recordar alguns dos programas televisivos que ainda hoje são relembrados por muitos.
Para começar nada melhor do que falar de um programa que marcou a década de 70, quando ainda existia apenas a RTP.


Religiosamente às segundas-feiras o país parava para ver em cena o grande Raul Solnado e a sua mascote, a vaca Cornélia, no programa A Visita da Cornélia. Sem grandes pretensões de vir a ser um sucesso, o programa era composto por jogos e actuações de um grupo de concorrentes. De todo o país apareciam candidatos mas apenas 3 pares entravam em jogo. Para conseguirem um lugar no pódio e garantirem a sua presença na semana seguinte cada dupla se submetia a provas de canto, dança, teatro ou quadras, as quais eram avaliadas e pontuadas por um júri. Entre as provas avaliadas havia ainda outras mais simples tais como deitar bonecos a baixo, responder a perguntas sobre um livro, descobrir diferenças entre dois desenhos, cultura geral, código da estrada, constituição Portuguesa ou Direitos do Homem. Tudo tinha que ser feito devidamente para se conquistar o lugar no pódio com a maior pontuação possível e assim dificultar a vida aos concorrentes da semana seguinte.

O sucesso foi tal que anos mais tarde, já nos anos 90, a RTP decidiu apostar novamente no formato, alterando-lhe o nome para A Filha da Cornélia e tendo como apresentador Fialho Gouveia. Com provas diferentes e um leque de jurados bem mais divertido, o programa foi lançado com muita expectativa, contudo, não atingindo o sucesso esperado, ficou-se pela primeira temporada.

Hoje, a Vaca Cornélia é ainda um ícone para muitos portugueses, algo que já não acontece com regularidade com os novos formatos. Criar mascotes que fiquem na memória não é fácil mas mais difícil ainda é ter programas que marquem uma geração. A Visita da Cornélia foi um desses programas mas, para a semana, há mais…

Sem comentários:

Enviar um comentário