sábado, 25 de fevereiro de 2012

Há dois anos a recordar quem foi esquecido!


Faz hoje exatamente dois anos que se iniciou esta aventura. Se, para muitos, ela passa despercebida, para outros tantos ela faz todo o sentido. O Esqueceram-se de Mim completa a grelha do Televisão-Opinião/Por Outro Olhar e d'A Televisão há setecentos e trinta dias, com cento e três edições lançadas.

Depois de o Momentos recordar o passado da televisão nacional, dando destaque a programas que marcaram as nossas vidas, surgiu a ideia de relembrar os rostos que, de um momento para o outro, foram esquecidos. O nome Esqueceram-se de Mim alargou as suas fronteiras, e passou a comunicar com aqueles que, tal como nós, sentiram saudades de olhares, vozes e expressões de profissionais na área da representação e apresentação.

Mais do que isso, conseguiu captar a atenção dos próprios recordados, a partir dos quais nos chegaram várias respostas de agradecimento pelas palavras escritas. Uma recompensa pela dedicação, trabalho e pesquisa que esta rubrica semanal necessita para que seja lida pelos nossos leitores. Por vezes, a informação é escassa, mas nem esse obstáculo nos impede de falar sobre quem não conseguimos esquecer.

A edição de hoje desta crónica profere assim um obrigado a todos aqueles que semanalmente acompanham o meu trabalho e do Anselmo Oliveira, assim como aos próprios atores, apresentadores, jornalistas, comentadores, modelos, entre tantos outros, que já foram destacados. Neste seguimento, recordamos o primeiro Esqueceram-se de Mim que foi lançado no dia 25 de fevereiro de 2010. 

Lembra-se?

Com esta rubrica dá-se início à parceria entre os blogs Por Outro Olhar e Televisão-Opinião, um blog que vi crescer e firmar-se no mundo dos blogs dedicados inteiramente a televisão. Espero que esta colaboração/parceria se mantenha enquanto for proveitosa para ambos e enquanto vocês, leitores, quiserem, pois são vocês que tudo decidem…

Na estreia falarei de uma grande Senhora da televisão e dos palcos de todo o país. Maria do Céu Guerra é, para mim, uma das figuras que mais falta faz na televisão. Por culpa das produtoras nacionais, que não têm projectos suficientemente bons para ela, ou simplesmente por opção própria, está afastada da televisão há tempo suficiente para ter destaque nesta rubrica.

Tem tudo o que uma grande atriz deve ter: alma, talento, carisma, personalidade forte e marcada, para além de um público que a admira e já sente saudades. Quem não se lembra dela no maravilhoso papel de Ceição, na sitcom da SIC, Residencial Tejo, ou em Casos da Vida - Polaróides da minha Avó, da TVI?

É uma atriz bastante versátil que tanto desempenha excelentes papéis de humor como inesquecíveis cenas dramáticas daquelas que nos deixam com uma lágrima ao canto do olho. Na sua já longa e variadíssima carreira, conta com atuações em teatro, televisão e cinema, trabalhando à frente e atrás das câmaras, como atriz e encenadora. É uma Mulher multifacetada que trabalhe onde trabalhar fá-lo-á com uma enorme paixão, prazer e dedicação. Uma atriz de mão cheia que já deu muito de si ao país que, infelizmente, ainda não lhe reconheceu mérito.

Falta de talento não tem, de experiência também não, de público muito menos… o que falta então para regressar à televisão? Para mim, um simples e aliciante convite.
Curiosidades:
  • Frequentou o curso de Filologia Românica;
  • Foi a fundadora da companhia de teatro A Barraca;
  • É mãe da também actriz Rita Lello.
Anselmo Oliveira

Para a semana, cá estaremos para recordar mais uma personalidade que já foi uma autêntica estrela em televisão. No entanto, e desde o término do seu último projeto, o trabalho começou a faltar. O Esqueceram-se de Mim volta então a destacar uma personalidade que marcou os portugueses. Afinal, há rostos que mesmo longe, são inesquecíveis!

Até para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário