sábado, 28 de janeiro de 2012

Telefilmes estão na moda, mas é nem tudo é o que parece!


A moda dos telefilmes não é nova, no entanto, os actores parecem estar agradados com esta aposta das estações em outros géneros de ficção. José Carlos Pereira é um dos autores que mostrou o seu agrado com esta mudança na televisão nacional. "Finalmente começa-se a abrir um caminho. A telenovela é precisa, faz companhia ao público, mas eu, enquanto actor, prefiro outras linguagens. O telefilme e a série seduzem-me muito mais. A linguagem é mais cuidada. É um desafio poder fazer outros formatos", revelou ao Correio da Manhã.
António Correia, um dos responsáveis pelos telefilmes, afirma que "o segredo está numa narrativa enquadrada num orçamento realista, naquilo que é o nosso mercado. Além de dinamizar o mercado dos técnicos e dos actores, oferece aos telespectadores um produto diferenciado. Esperemos que seja bem aceite para se justificar a sua continuidade".
A aposta nos telefilmes é uma iniciativa aplaudida pela maioria dos cineastas e produtores de cinema que, não obstante, olham-na com alguma desconfiança. "Congratulo o esforço, desde que o objectivo seja retomar os códigos do cinema e não os da telenovela, caso contrário mais vale não fazer", revela José Carlos Oliveira. Já Luís Galvão Teles recorda o "excelente trabalho" feito pela SIC Filmes há mais de uma década e que "se perdeu com a concorrência de ‘Big Brother’, na TVI". "Já é mais do que tempo para as televisões pensarem na ficção nacional nas suas várias vertentes", diz, deixando um alerta: "Tudo depende das condições em que se faz o telefilme. Não estamos a falar de projectos como ‘Casos da Vida’, da TVI, que não tem nada a ver com o género".
"O telefilme é feito com uma câmara e para uma câmara, a montagem é feita posteriormente. Tudo o que é feito com uma qualidade cinematográfica custa dinheiro, obriga a uma boa direcção de actores e é feito para um espectador em estado de vigília, ao contrário, por exemplo, de uma telenovela", adianta José Carlos Oliveira. "O argumento do telefilme é estruturado de uma forma cinematográfica e obedece a regras diferentes da novela. São dois mundos completamente diferentes".

Sem comentários:

Enviar um comentário