terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Petição para demitir o Presidente da República já está online!


Após as polémicas declarações de Aníbal Cavaco Silva sobre a sua reforma, que "quase de certeza que não vai chegar para pagar" as suas despesas, muitos portugueses sentiram-se ofendidos e querem ver o Presidente da República pelas costas. Com essa intenção foi criada uma petição online sob o nome Pedido de demissão do Presidente da República. O criador da mesma explica que "Estas declarações estão a inundar de estupefacção e incredulidade uma população que viu o mesmo Presidente promulgar um Orçamento de Estado que elimina o 13.º e 14.º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros". Pois perante "tão grande falta de senso e de respeito para com a População Portuguesa", o Presidente da República "não reúne mais condições nem pode perante tais declarações continuar a representar a população Portuguesa". 
O primeiro assinante da petição, Nuno Luís Marreiros, com 35 anos e desempregado, diz que avançou com ela depois da polémica e do "medíocre desempenho do senhor Presidente da República face à sua diminuta intervenção nos assuntos fundamentais e fraturantes da sociedade portuguesa, os cidadãos abaixo assinados vêm por este modo transmitir que não se sentem representados, nem para tal reconhecem autoridade ao senhor Aníbal António Cavaco Silva e pedem a sua imediata demissão do cargo de Presidente da República Portuguesa".

6 comentários:

  1. Diz-se constantemente que os deputados portugueses ganham mal e que no sector privado ganhariam muito mais.
    Não é verdade. Os deputados ganham muito mais do que parece à primeira vista. Porque se o seu vencimento-base é de 3815,17 euros, ou seja, metade do vencimento do Presidente da República, o que levam para casa no final do mês pode chegar a ser o triplo, sendo que a maior parte desse valor não está sujeito a IRS.
    A juntar a este valor, mais 10% para despesas de representação, ou seja, 370,32 euros. Ou seja, um total de 4185,49 euros fixos.
    Têm ainda direito, os que não vivem na Área Metropolitana de Lisboa, a 69,19 euros por cada dia de presença nas Reuniões Plenárias ou nas Comissões. Para os Deputados que residam em Lisboa ou na Grande Lisboa, aquele valor é de 23,05 euros.
    Recebem ainda o valor de uma viagem semanal de ida e volta, na classe mais elevada, sempre que eleitos por um círculo de eleição que não Lisboa. Para além da viagem propriamente dita, têm direito a ser ressarcidos do valor da deslocação entre o Aeroporto em que desembarcam e a sua residência.
    Os Deputados que fazem deslocações em trabalho político no seu círculo eleitoral, mas que vivem fora dele, recebem um valor semanal correspondente ao dobro da média de quilómetros verificada entre a capital do distrito e as respectivas sedes de concelho. No caso dos Deputados das Regiões Autónomas, recebe o valor semanal resultante do quociente da divisão do valor médio das tarifas aéreas inter-ilhas por 40 cêntimos.
    Pela deslocação em trabalho político no território nacional, um deputado tem direito a 412,44 euros por mês.
    Sempre que se deslocam ao estrangeiro em missão oficial, os deputados recebem 167,07 euros por dia.
    Têm ainda direito a utilizar gratuitamente computadores portáteis, PDAs, acesso à internet móvel (GPRS/3G), serviços postais e sistemas de telecomunicações.
    Têm seguro de vida.
    Então, quanto ganham os deputados?
    Depende dos casos. Para dar um exemplo, permitam-me que escolha, completamente ao calhas, o deputado do PS eleito em terceiro lugar pelo círculo de Lisboa. Não sei quem é, mas vou já ver. (pausa)

    ResponderEliminar
  2. Nicolas Sarkozy, o presidente da distinta França, ganha mais todos os meses que o nosso chefe de Estado? Os deputados da vizinha Espanha, que nos bate aos pontos em crescimento económico, têm direito a salários mais fortes que os seus colegas portugueses? Pense duas vezes antes de responder, porque a resposta não é de todo evidente.

    A diferença não ultrapassará os 700 euros, mas o vencimento de Cavaco Silva ultrapassa o do seu homólogo francês, mesmo tendo este funções executivas. E também os deputados portugueses batem os espanhóis, em termos de ordenado base, por cerca de 600 euros. Quanto a demais benesses e ajudas de custo nem vale a pena compará-las existem em todos os países.

    Já o primeiro-ministro, José Sócrates, pode lamentar-se da sorte José Luis Zapatero arrecada mensalmente mais dois mil euros. Uma diferença que retrata, ainda assim, a realidade dos dois países: segue muito de perto, percentualmente, a relação entre os salários mínimos (o de Portugal equivale a 70% do de Espanha).

    O debate em torno das remunerações dos titulares de cargos políticos é cíclico. Dentro e fora de portas, de resto. Em termos globais, contudo, não há como sustentar que os políticos portugueses sejam mais mal pagos que no resto da Europa, integrando na análise ponderações como o salário mínimo. O que há, sem dúvida, é enquadramentos legislativos díspares e uma valorização também muito variável dos diferentes papéis em causa.

    Os exemplos dos dois países que nos são geograficamente mais próximos demonstram isso mesmo. O presidente do Congresso, que em Portugal recebe pouco mais que o primeiro-ministro, aufere em Espanha o dobro (15.092 euros) do chefe de Governo. Outro exemplo flagrante é o do presidente do governo autónomo catalão ganha 13.285 euros.

    ResponderEliminar
  3. Parece mentira. Parece irreal. Parece inexplicável que o nível de vida portuguesa esteja abaixo do espanhol cerca de 30% e os deputados portugueses ganhem mais cerca de € 900 euros/mês que os deputados espanhois.
    Isto apesar do ordenado mínimo português ser cerca de 30% abaixo do espanhol.

    E esta heim?

    ResponderEliminar
  4. Todos os Portugueses, principalmente funcionários públicos, sentiram na pele os cortes dos subsídios de férias e Natal. Todos, menos os políticos.

    O Orçamento da Assembleia da República para 2012 que saiu no Diário da República, 1.ª série, N.º 200 em 18 de Outubro de 2011, prevê uma quantia “apenas” 2.093.650EUR para subsídios de férias e Natal para os deputados.
    Se usarmos números redondos de 500EUR (algo que o salário mínimo não é, devido à desculpa da “crise” que em Dezembro do ano passado foi alegada) o valor que os deputados vão receber daria para oferecer um ordenado a praticamente um conselho de Portugal com pessoas desempregadas.



    É este o sacrifício que o povo está a fazer, e que os políticos não.
    A tua ação é importante: divulga esta mensagem.

    ResponderEliminar
  5. Depois desta trampa toda uma coisa é muito importante: D I N H E I R O.
    A Partir daqui vamos todos embirrar com o presidente da Republica por causa de suas palavras, resumindo temos de pedir contas a quem nos quer meter o dedo no rabo, e quem são os politicos que tanto ofereçem e só trampa nos dão.
    Por sua vêz tem os oportunistas que se valem das falhas de algo para fomentarem discordia e caos.
    por sua vêz ninguem ajuda a erguer, pura e simplismente só ajudam a enterrar, de toda a merda de politicos tanto faz do PS do PSD e de tantos outros que defendem a causa dos pobres e dos menos beneficiados e que estão enchendo o cu na assembleia da republica, quando forem para a reforma quanto vão ganhar?? vão dar aos pobres a reforma em excesso?? estamos nos preocupando com a reforma do prasidente da republica, mas estamos esqueçendo quem o pôs lá, fomos nós ou não???
    Estamos fazendo a cama para nos deitarmos, o PSD tanto criticou o PS, mas no fim fez o que o PS iria fazer, comer o PÃO DOS POBRES. mas que merda será que agora arranjaram um motivo de fazer mais merda só porque o Presidente disse que iria ganhar 1300 Euros por mês de reforma.
    Então ainda ninguem se lembrou de acusar os deputados da assembleia da Republica do tempo que passam fora e usufruindo do salário de deputado, e quando terminarem enchem o cu com o salário de um bom ordenado, ainda ninguem viu isso??? E quem os pôs lá??? nós os Portugueses.
    Embirramos com o presidente??? Siimmmmm????
    EMBIRRAMOS COM A REFORDA DELE???? SIMMMMMM??
    Porra se faça justiça mas não com merda de mesquinhiçes, se não estão contentes com a politica em que votaram, merda façam um novo 25 de Abril, deixem de ser covardes e ipocritas, lutem pelo vosso pão sem ter de invejar o dos outros, ou melhor façam uma anarquia, talvês seja melhor por todos nós.
    Vivo na Holanda, ganho 2000 euros de salario, merda pago 1200 para tudo, desde impostos até para o pato real, municipio, seguro, carro, IRS, renda de casa, gasolina, fico com 800 para pagar comido que por semana fica em mais de 100 Euros, gostaria de saber se tem inveja de meu salário, e vou usufruir de uma reforma daqui a 9 anos de 1300 Euros, alguem a quer discutir comigo???
    Agora pergunto: Alguem se quer levantar ás 5H00 da manha debaixo de frio muitas vêzes com gêlo???
    Alguem quer contestar meu salário????
    Alguem quer contestar minha reforma???
    Quem????
    O presidente está no seu Direito, quem o julga foi quem o elegeu, e as leis quem as editou???
    Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, pensem, trabalhem, lutem, não estão contentes??? Façam a revolução, mas por amor de Deus não facam mais merda, nem ponham o País pior que o que ele está..
    João Costa

    ResponderEliminar
  6. Agora não me chamem também analfabeto, porque farto de catedraticos estou eu, tenho o 2o. ano antigo sou Eletricista á 40 anos, estou no estrangeiro desde 1979, cumpri meu serviço militar, acrescido de mais 2 anos de contrato, e farto de todos os mentirosos politicos de meu país, está na Hora de as pessoas pensarem antes de fazerem merda antes de enterrar o País mais.
    EM CASA DE POBRE, TODA A GENTE RALHA E NINGUEM TEM RAZÃO.
    NOTA; Será bom construir antes de fazer comentários para destruir.
    João Costa

    ResponderEliminar