segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Governo quer que canais por Cabo apostem na produção nacional!


Com o crescente número de canais por cabo os produtores independentes de televisão defendem uma mudança na lei que obrigue os canais de cabo estrangeiros a ter uma quota de conteúdos produzidos em Portugal e o Executivo de Passos Coelho está receptivo. "O Governo não só percebeu a situação, como concordou que, provavelmente, será necessário mexer na legislação", revela ao CM António Borga, presidente da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT).

Para o responsável trata-se de uma questão de justiça, porque a actual lei permite situações discriminatórias. "Canais do cabo como a SIC Mulher, por exemplo, estão sujeitos a um sistema de quotas, enquanto os que não são originários do território português, não estão obrigados a incorporar produção local/nacional", diz.
António Borga revela ainda que a realidade portuguesa é quase única, uma vez que na maior parte dos países europeus o modelo é mais equitativo.
A boa notícia, diz, é que já há canais estrangeiros que estão a investir em conteúdos nacionais, entre eles o canal Panda, o Biography e o História. "E a Fox, tanto quanto sabemos, também se prepara para investir em conteúdos de produção nacional. Mas destaco que estes canais fizeram--no voluntariamente, não por imposição da lei", diz Borga.
A APIT tem 19 produtoras associadas, entre as quais a CBV, a SP Televisão e Endemol.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário