quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Nosso Futuro - Rodolfo Pinto!


Com a actual conjuntura política e com as medidas que têm obrigatoriamente de ser tomadas ao longo dos próximos anos é normal que se comece a pensar no futuro e a fazer contas à vida. Como tal, para a realização desta rubrica entrevistámos alguns jovens portugueses de modo a tentar perceber quais as suas expectativas e a sua opinião sobre o seu futuro em Portugal.
Caso o leitor queira dar a sua opinião poderá fazê-lo através de comentário ou então enviar um email para o nosso contacto de modo a contribuir para esta rubrica, sendo-lhe posteriormente enviado um questionário.

Bilhete de Identidade
Nome: Rodolfo Manuel Alves Pinto
Idade: 17
Ocupação: Estudante no curso de Markting e Publicidade
Hobbies: : Ouvir música, ver televisão, navegar na internet, estar com os amigos, passear ...

Directo ao Assunto

Como olha, actualmente, para o seu futuro em Portugal?

Para já ainda não tenho uma ‘perfeita noção’ do que será o meu futuro, mas espero que seja bom claro. Sei que atualmente o mercado de trabalho está numa fase muito dificil de vingar, mas também sou da opinião de que ainda não chegamos ao ponto de desespero, se podemos assim dizer. Ainda há muito trabalho, trabalho esse que rende, que sustenta milhões de famílias em Portugal, e também há areas que se estão a desenvolver aos poucos, apesar das controvérsias. Acho que em Portugal, atualmente, o futuro ainda pode ser muito risonho, e claro, há que ter esperança!



O que pensa que irá acontecer, à partida, depois de terminados os estudos?

Depois de terminar os meus estudos, neste caso o curso que estou a realizar, espero ingressar pelo ramo de trabalho ao qual estou a estudar, pois o curso permite-me um estágio, e depois se tudo correr bem, uma carta direta ao trabalho. Mas eu pretendo estar a trabalhar numa outra area mesmo antes de chegar ao final do curso, lá terá de ser. Sem trabalho não há independência.



Pensa que será fácil a ingressão no mercado de trabalho, na área que estudou?

Pelas informações que me são dadas, e que tenho acesso, o trabalho atualmente na area que estou a estudar está com uma grande saída, e espero que assim se mantenha. Markting/publicidade e relações públicas são das poucas areas que ainda se consegue um emprego ‘seguro’. Não sei se é totalmente verdade ou não, apenas é o que sei.



Está sujeito a procurar trabalho noutra área? Isso incomoda-o?

Não, nada. Todo o trabalho que vier é bem vindo. Obviamente que se estivesse na area que me preparei ao longo de três anos, seria mais confortável para mim a todos os níveis, profissional, social, psicológico etc, mas se caso eu não conseguir essa ‘oportunidade’ de ingressar pelo mundo do Markting, terei de seguir outros rumos, e será com a mesma vontade de trabalhar que os vou enfrentar.



Já alguma vez pensou deixar o país para ir atrás de melhores condições de vida?

Não. Se há País que eu mais gosto, e adoro, é o nosso  Portugal. Ter de ir para fora seria a última coisa que faria, e só em último recurso é que viajava para fora. Prefiro pensar que por cá há sempre qualquer mãozinha a precisar da outra para trabalhar ;)

Respeito quem o faça, pois são opções de vida, e que muitas vezes resultam, e dão aos nossos emigrantes espalhados por esse mundo fora, uma forte estrutura social e financeira, que em Portugal não conseguiram estabelecer ou desenvolver por alguma razão.



Se tivesse poder para isso, que medida tomava para voltar a dar esperança aos portugueses?

Neste momento o País vive numa situação de dúvida, de incerteza, de péssimismo, e as pessoas, pelo menos a maioria, já não acredita num futuro melhor, ou poucos são aqueles que ainda conseguem ver uma luz ao fundo do tunel. Se eu tivesse poder, a principal mensagem que passava aos portugueses, era que todos eles acreditassem no seu País, que desenvolvessem mais a potencialidades regionais, e comerciais de modo a transmitir alguma esperança de que um dia tudo será diferente. É complicado definir uma medida, numa altura em que são precisas muitas medidas para isto mudar.



Na sua opinião o que é vital acontecer para que os portugueses voltem a acreditar em Portugal?

Acreditarem em si mesmos, de que são capazes, de que não baixam os braços às dificuldades, e acreditarem, se assim quiserem, no nosso atual governo e nas novas medidas que aí vêm. Sei que só acreditar não chega, mas é meio caminho andado para a motivação de tentar fazer algo.


Quem culpa pela actual condição do país, e por esta ‘Geração à Rasca’?

Quem sou eu para julgar, ou criticar não é verdade ?. Culpar não arranjo propriamente um culpado principal, porque se repararmos a crise atual vive-se em toda a europa e em todo o mundo, mas depois há Países que resistem melhor às dificuldades, e conseguem combater melhor os números do desemprego, da pobreza etc. Portugal, e neste caso o nosso ex governo, liderado pelo PS, não geriu da melhor forma o País, e secalhar estamos numa situação tão grave que era escusada. É só a minha opinião ...

Em relação à ‘Geração à Rasca’, essa geração vai dos 8 aos 80, pois afecta em massa os portugueses (estudantes e população ativa), pois não conseguem arranjar trabalho, fruto de muitos problemas relacionados com o País.


E você, ainda acredita em Portugal e num futuro melhor?

Sim, acredito!

Tudo ao longo da vida têm e teve fases, e sei que tudo um dia vai passar. Acredito que o mundo, e nomeadamente Portugal ainda vai viver dias felizes, mesmo que já não esteja cá, acredito. Eu acredito sempre até ao fim!


Que mensagem positiva daria aos portugueses?

A mesma que dei numa outra resposta: ACREDITEM SEMPRE EM VOCÊS!


Obrigado!

1 comentário:

  1. "Hobbies: : Ouvir música, ver televisão, navegar na internet, estar com os amigos, passear ..."

    ENTÃO E APANHAR NESSE CU? TODOS SABEMOS (ATE A GALERA DO BRSIL) DO TEU HOBBIE FAVORITO! kkkkkkk

    ResponderEliminar