terça-feira, 1 de março de 2011

Opinião: Uma Canção para Quem?

As opiniões todas contam, todas são válidas e todas podem dar que falar. Isso só depende da forma como é feita e como chega aos leitores. Aqui, todas as terças, a nossa opinião vai dar que falar...prometemos!

Estreou há duas semanas e até agora cumpriu o seu objectivo, no entanto, deveria ter ficado na gaveta por mais uns tempos. 'Uma Canção para Ti' trouxe uma dupla de apresentadores que já todos sabem funcionar, contudo, em vez de se lhes juntar um bom leque de jurados e de concorrentes, não. O júri é mediano e nada de espectacular. Uma das melhores (Helena Vieira) saiu e ainda não se percebe porquê. De certeza que a par de Luís Jardim era das que mais percebia de música trocá-la por uma actriz (Sofia Ribeiro) que fez questão de dizer que não sabia nada de música é, no mínimo, hilário. Claro que a actriz em nada tem a ver com o assunto, apenas faz o seu trabalho, mas não perceber que a troca em nada era equilibrada foi realmente de loucos.

Quanto às vozes dos concorrentes, pode-se dizer que já houve melhor nas três edições anteriores e apesar de cantarem bem continuam a não dar alma ao programa, que peca por estar ainda muito presente na memória dos portugueses. A TVI fez bem em travar o crescimento de 'Portugal Tem Talento', mas mesmo assim falhou quando regressou com o formato, mais não seja pelo simples facto de ter perdido Júlia Pinheiro, que a par de Manuel Luís Goucha, 'era' a alma do programa. Fizesse o que fizesse fazia-o como ninguém, tinha piada, era espontânea e isso era o que o telespectador mais gostavam de ver. Agora, ainda que Cristina Ferreira tente fazer o mesmo, fica a faltar algo.

'Uma Canção para Ti', penso eu, já deu o que tinha a dar e agora o formato pode descansar por uns bons anos nas gavetas da TVI. Há que encontrar um formato novo, dinâmico e que traga uma lufada de ar fresco ao horário nobre de domingo.  No entanto, se tal não for possível, podem voltar a apostar em formatos que ficaram perdidos apenas nas primeiras edições. Algumas alterações e ficariam como novos, prontos para enfrentar mais uma vez o escrutínio do público.

1 comentário: