terça-feira, 22 de março de 2011

Opinião: Dar tempo ao tempo...

Formatos matutinos já houve muitos e bons durante longos anos. Nenhum deles chegou vencedor, mas aos poucos foram conquistando terreno e captando a atenção dos telespectadores. É por isso que 'Querida Júlia' teima em não se manter constante nos resultados. Júlia Pinheiro é boa naquilo que faz e trata-se apenas de uma questão de tempo para que consiga um público fiel nas manhãs da SIC. Enquanto esteve nas tardes da TVI, nos primeiros meses de 'As Tarde da Júlia', ninguém diria que o formato que perdia sistematicamente para o concorrente e líder 'Contacto', na SIC, viria a ser o responsável pelo término deste anos mais tarde. 
Claro que actualmente não vejo que nenhum dos formatos vá terminar com a chegada de Júlia Pinheiro às manhãs, mas é curiosos ver que o líder destacado 'Você na TV' tem preparado o terreno para esta luta que não se avizinha nada fácil. Também, se assim não fosse é que seria de estranhar! Anos volvidos, o cenário inverte-se e cabe agora a Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, os 'Reis das Manhãs', fazerem de tudo para manterem o título. Novas rubricas já foram preparadas e os prémios são mais do que muitos. Tudo vale para conquistar o telespectador e isso parece não ter preço. Quem sai a ganhar é mesmo o telespectador que, seja na RTP, na SIC ou na TVI, tem garantida uma manhã animada, diferente, e com prémios à mistura.
Júlia Pinheiro ainda tem um longo caminho a percorrer e os telespectadores têm de se consciencializar de que a apresentadora lá está, nas manhãs, para lhes proporcionar bons momentos. Há jogos, animação, prémios e histórias de vida, tal como nos outros canais, mas há a imprevisível Júlia que de um momento para o outro tudo pode fazer. Ela já rebola, ladra, grita, joga futebol e mata ratos, tem a vaca Concha e o porco Afia-Lápis no programa, uma audiência que lá quer estar e que pede apenas uma manhã bem passada, tem a crónica policial e o jornal cor-de-rosa, e muitas outras coisas estão certamente para vir. Os ingredientes podem até não ser completamente diferentes dos concorrentes, mas para já chegam para provar do que Júlia é capaz. 'Primeiro estranha-se, depois entranha-se', já diz o povo e com verdade. É preciso dar tempo ao tempo e não começar já a mexer num formato que tem tudo, tal como os outros, para ganhar...

Sem comentários:

Enviar um comentário