quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[Especial] de Trás para a Frente com...Marilucia!

Para comemorar e também para relembrar uma das rubricas que mais prazer me deu fazer durante o longo período de existência que o blog já leva, decidi voltar com uma edição especial da rubrica 'De Trás para a Frente'. Ainda que a continuidade da mesma seja ainda uma incógnita, para assinalar o primeiro aniversário da mesma, fomos longe para vos trazer esta nova entrevista. Tal como o Por Outro Olhar, também o Blogando Notícias começou praticamente ao mesmo tempo e é por isso que o destaque de hoje vai todo para ele. Como até ver não é possível entrevistar blogs, segue abaixo a entrevista com a sua mentora e administradora, Marilucia Santos.


Conhecendo…
(Tal como o nome indica, iremos conhecer um pouco do entrevistado através de perguntas simples, directas e direccionadas para a sua vida, para lá do blog.)

Anselmo Oliveira (AO): Pesquisando sobre o significado do seu nome, e não foi fácil de achar, fiquei a saber que se trata de uma junção entre Maria e Luísa, dois nomes bastante portugueses. Aprofundando ainda mais, pude concluir que o portador de tal nome é muito ligado à família e um pouco emotivo, para além de ser uma pessoa bastante energética, necessitando por isso ter sempre algo para fazer. Concorda com esta definição?
Marilucia Santos (MS): Sim, concordo plenamente e mais sou geminiana e estou sempre buscando coisas novas, desafios. Quanto ao significado do meu nome este não tinha conhecimento e realmente sou ligada a família e intimamente emotiva, procuro não mostrar muito este lado, se me perguntar o por quê,  a resposta é que na vida temos que ser fortes e as circunstancias não me deixaram  demonstrar muito este lado. Sou fraca,  sou forte,  sou humana.

AO: Segundo o seu perfil do blogger é Economista, Pós Graduada em Gestão Ambiental. Consegue conciliar a sua profissão com o trabalho na blogosfera?
MS: As vezes consigo, outras não. Mas nesse primeiro ano na blogosfera conquistei bons amigos e sempre que preciso eles me ajudam, me apoiam e estou dando conta.

AO: A família é um forte pilar da sua vida? Tem conhecimento da sua aventura no Blogando Notícias?
MS: Alguns conhecem, os mais jovens, rs

AO: Alguma vez prejudicou a sua vida social para se dedicar inteiramente ao site?
MS: Não diria prejudicar, mas algumas vezes precisei optar pelo blog, mas nada que me trouxesse problemas ou dificuldades

AO: Por vezes as coisas que planeamos para nós nem sempre correm como esperávamos. Nessas alturas a Marilucia é mulher para desistir ou ir à luta pelos seus objectivos?
MS: Como digo sempre, desistir jamais, talvez aguardar um momento propicio para retornar, mas desitir não! Sempre persistir fui a luta daquilo que queria, em muitos momentos já pensei em desistir de muitas coisas, mas de fato nunca desistir, por que não tem prazer melhor do que você rever toda sua trajetoria e saber que foi vitoriosa.

AO: Quais são as qualidades que mais preza nos outros? Costuma ser selectiva nas amizades ou qualquer pessoa tem a oportunidade para se aproximar de si?
MS: As qualidades que mais prezo são: sinceridade e honestidade, e muitas outras, mas estas duas são essenciais para mim por que quem é sincero e honesto tem todas as outras  boas qualidades, não concorda?  Quanto as amizades, sou selectiva sim, não tenho muitos amigos, tenho poucos e estes poucos são amigos verdadeiros.

AO: Se tivesse a possibilidade de mudar alguma coisa nas pessoas à sua volta o que faria?
MS: Mudaria o sentimento ruim como a inveja, a violência, a ganância.

AO: Se o Mundo acabasse amanhã, o que não deixaria de fazer hoje? 
MS: Comer uma muqueca de peixe, rs brincadeira, sou da Bahia e adoro muqueca, mas se o mundo acabasse amanhã...difícil...tantas coisas...pensei muito e não sei dizer...só sei que faria varias coisas.


Descontraindo
(Nesta parte da entrevista as questões serão menos pesadas e intimas do que as anteriores. Em poucas palavras, dê a resposta.)

AO: Qual o último livro, sem pretensão profissional, que leu?
MS:  Anjos e Demónios de Dan Brown

AO: Para si importa mais a aparência física ou intelecto de uma pessoa?
MS: Intelecto,  que adiante ter uma aparência linda se por dentro a pessoa não valer nada?

AO: Como ocupa o tempo que tem reservado para si, se é que o tem?
MS:  Tenho sim, ultimamente estou muito caseira, mas saiu um pouco para distarir, vejo bons filmes, conversas fiadas rs. Coisas normais

AO: Diga uma frase que represente a forma como vive a vida.
MS: Tem algumas, mas vou usar aquela que no momento uso no blog: Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores (Khalil Gibran).

AO: Voltando atrás no tempo e conhecendo a actualidade, era capaz de viver sem a internet?
MS: Sem titubear...não!

Quanto ao blog…
(Última parte da entrevista. Questões exclusivas sobre o blog)

AO: O Blogando Notícias é um site onde se encontra um pouco de tudo. Como surgiu a ideia de criar o site?
MS:  Primeiro porque já tinha tido a experiência de ter feito 4 blogs ( 2 de casamento, aqueles blogs com o objectivo apenas de colocar a lista de presentes) (1 para uma micro empresa de distribuidora de cosméticos) e mais 1 de variedades ( que cito logo abaixo), desde o primeiro que fiz me encantei. Achei legal não sabia mexer em nada, me senti desafiada a fazer algo que não conhecia, eu adoro tecnologia, internet esse mundo me fascina muito.
Ai quando Amilton Alves, do Blog O Lugar é o Lugar das Possibilidades me pediu para fazer o dele há exactamente um ano (completado dia 22 de Agosto), busquei informação, pesquisei muito, vi outros blogs e acabei fazendo um blog mais completo e nesse tempo me perguntei, por que não fazer um para mim, mas nele não queria falar de nada especifico queria um espaço para compartilhar tudo de legal que encontrasse na internet e assim nasceu o Blogando Noticias.

AO: A existência de outros sites com conteúdo semelhante não lhe causam problemas no caminho que traçou para o Blogando Notícias? Esperava que se tornasse no sucesso que hoje é, apenas com um ano de existência?
MS: Não, por que minha intenção sempre foi o de compartilhar conhecimento. E quanto ao sucesso, para mim é dificil admitir, ainda estou aprendendo, caminhando devagar e sempre, apesar das diversas mudanças, conseguir e estou conseguindo o objectivo que tracei quando criei o blog que foi levar noticias e de tudo um pouco para os leitores e isso me deixa muito feliz. É gratificante saber que se está andando no caminho planeado. Mas também quero dizer que encontrei bons amigos que me ajudaram. Mas não tenho a dimensão desse sucesso que muitos falam.

AO: O Blogando Notícias, tal como outros sites e blogs, possui anúncios publicitários. É sua pretensão conseguir subsistir dos rendimentos que este lhe possa trazer?
MS:  Quando criei o BN não pensava nisso, gosto de blogar, de uns 2 a 3 meses atrás que comecei a pensar que também poderia ter rendimentos, ai pensei por que não unir o util ao agradável? Mas a tarefa não é fácil, não entendo muito ainda, sou novata em monetização. Se trouxer rendimentos óptimo, caso contrario estarei bem do mesmo jeito. Gosto de blogar, gosto de aprender, já mexi, remodelei, ajudei muitos blogs e blogueiros iniciantes e isso não tem valor.

AO: Chegou a hora de colocar a questão que termina esta entrevista. Agradeço desde já a disponibilidade, fazendo votos para que o Blogando Notícias alcance um patamar ainda maior na preferência dos internautas. A última questão é simples: Imagina-se sem o blog?
MS: Não, dificil  me imaginar sem o blog, logico que precisamos as vezes de ferias rs, mas apenas ferias e para isso e quando acontecer conto com pessoas de confiança que fará um bom trabalho, mas desistir nunca! Só por curiosidaes tenho mais dois blogs que pensei em criar, mas o principal é o BN:
www.tecnologiagreen.blogspot.com  Tecnologia Green – Com noticias relacionadas a tecnologia verde
www.plugadotecnologia.blogspot.com Plugado em Tecnologia – Adoro tecnologia, ai criei este só para tratar deste assunto.

AO: Obrigado mais uma vez e já agora, que mensagem passaria para os novos blogueiros que rapidamente querem crescer no mundo da blogosfera?
MS: Antes de mais nada tem que gostar do que faz, ter paciencia, ter fome de saber, pesquisar muito, testar, ter curiosidade e saber aceitar criticas, ter bom senso enfim se relacionar bem com as pessoas e não ser ganancioso.
Obrigada a todos por ajudar no crescimento do Blogando Noticias e a voce Anselmo fico muito grata por esta entrevista e pelo incentivo que sempre recebi do “Por Outro Olhar” e por tabela de Anselmo.

5 comentários:

  1. Caro Anselmo, mas uma vez obrigada pelo espaço que desde o inicio deu ao Blogando Noticias, ao carinho, por tudo, fiquei feliz ao reler a entrevista.

    Obrigada de coração e te desejo muito sucesso

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Que brilhante entrevista! Adoro Blogando Noticias, pois é um exemplo de blog de alta qualidade, apesar de ser suspeito para comentar algo sobre a referida administradora do BN. Conheci marilucia, e vi descobri um anjo na internet. Posso dizer que é uma ótima amiga, que sempre ajuda por mais que à decepcionamos. Ela realmente ajuda aos novos blogueiros (como eu), sem interesses, a não ser por se sentir bem por fazer o que gosta. Gostei muito desse blog português e queria dizer que escolheram a pessoa certa para uma entrevista: Marilucia Santos.

    Filipe Almeida, do blog supremux.com

    ResponderEliminar
  3. Sabe o que me da alegria em ler o Blogando noticias? E poder contribuir com o crescimento dele, e como o Felipe comentou eu também sou suspeito pra falar da Marilucia, pessoa super bacana, que conheci há certo tempo já e considero demais, engraçada inteligente, determinada e AMIGA pessoa que sinto uma confiança extrema. Sou fã dela ate depois que eu morrer.

    Parabéns Blogando Noticias, parabéns ao Anselmo pela brilhante matéria.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Realmente, a Mari merece o sucesso que o Blogando Notícias faz, por que ela é dedica e multifuncional. E mesmo tendo tantos compromissos e tarefas ela sempre se preocupa demais em ajudar e isso como ela disse 'não tem preço. Adorei a entrevista parabéns a todos...Abraços!!!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Anselmo, revisitei esta entrevista e engraçado como o pensamento inicia``l em nada mudou, agora sao 2 anos de blog com muita alegria e perserevança, mas continuo na batalha, apareça por la para dar aquele abraço.

    Obrigada por sempre estar por perto!

    ResponderEliminar