quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eco.Dicas: Roupa e Adolescentes

Boa noite, bem vindo a mais um Eco.Dicas! Esta semana continuarei a tratar dos assuntos ligados à escola, uma vez que este é um mês de investimento para todas as famílias que têm filhos a estudar. Desta vez falarei a pensar nos alunos mais velhos, que mostram já querer alguma independência e que por isso mesmo fazem os chamados 'disparates da idade'. Um tema polémico no que respeito diz a adolescentes ou pré-adolescentes é as marcas dos produtos que compram. Sobre isso já falamos um pouco a semana passada e o melhor a fazer é mesmo investir em bons produtos, para compensar nos anos seguintes, contudo, há coisas que podem ser repensadas, como é o caso da roupa. 

Se olharmos bem à nossa volta existe um cem número de lojas com o mesmo objectivo em comum: vender! Se repararmos ainda mais, todos os clientes têm o mesmo objectivo: pagar pouco! Agora, é normal que se pergunte, onde comprar, quanto gastar e o que comprar. Bom, se deixar nas mãos do seu filho a última decisão, o mais certo é que com as compras dele consiga montar uma loja de raiz, com um stock que parece jamais ter fim, por isso, é importante impor limites, sendo o maior deles todos o dinheiro. Para poupar num assunto delicado para os jovens, é simples a solução. Estipule um valor a gastar e depois vá às compras calmamente, sabendo o que tem de ter ao chegar a casa. Por exemplo, se precisar de umas calças, uma camisola, um fato-de-treino e umas sapatilhas, é com isso que tem de chegar a casa. Imaginemos que tem estipulado para os 4 artigos 40€. Na hora de ir às compras avise o seu filho do que precisa e de quanto tem para gastar e ele que nem sonhe em pedir mais dinheiro ou chegar a casa sem o que precisa. Vá então às compras com ele e deixe-o procurar em tudo o que é loja, advertindo-o de quanto já gastou  e de quanto tem e o quê ainda lhe falta comprar. No fundo é incentivar o seu filho a uma gestão rigorosa de dinheiro, onde 1 cêntimo pode fazer a diferença entre comprar ou dizer adeus àquelas calças altamente que lhe assentavam que nem uma luva e que o iriam deixar muito mais fixe. 

 (Na hora de comprar deixe o seu filho escolher mas seja firme e alerte-o para os gastos)

Quanto a marcas não se preocupe onde comprar, certamente o seu filho o irá levar até à loja que tem os produtos que ele gosta. Quanto a preços também não se preocupe, já fez o que tinha a fazer, disse-lhe o que precisava e quanto tinha para gastar. Agora o seu papel é de mero 'lembrador'. Mas não se esqueça de uma coisa, nunca lhe fale mais alto do que o seu tom de voz normal. Assim arrisca-se a voltar de mãos vazias para casa, caso o seu filho se lembre de que em todas as lojas não há nada para ele. Caso isso aconteça está tudo estragado, pois ele vai entrar em todas, não comprar em nenhuma e ainda o vai chatear o resto do dia se não for mesmo a semana inteira. Caso compre alguma coisa chateado, quase que lhe garanto que dificilmente as usará por muito tempo, por isso, tenha cuidado e dê-lhe sempre razão mesmo quando não a tem. 

Já viu como é fácil comprar roupa? A única coisa que tem de fazer é falar com o seu filho e ir às compras com ele. O resto é ele que decide. Ele tem o dinheiro, sabe o que tem de comprar e caso não compre, também não vai ver mais dinheiro para isso. A única coisa de que precisa ser é firme e negar-se a todas as investidas e chantagens emocionais que ele irá fazer depois. Se ceder uma vez então é que ele vai fazer sempre o mesmo. Mas se pelo contrário se mantiver firme, verá no seu filho uma mudança que o levará poupança, a consciência dos seus actos. 

Esta semana foi tudo, para a próxima haverá mais. Como sempre, pense nos seus gastos, modere-os, modifique-os e boas poupanças! Até para a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário