segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sessão Leitura: Porquê a Mim?


Esta semana apresentamos-lhe um livro fascinante que retrata o horror vivido por uma criança que teve de passar pelos portões da Casa Pia de Lisboa e que acabou por sofrer diversos abusos, nomeadamente sexuais. O autor do livro, Bernardo Teixeira, é a própria criança de que fala, contando por isso toda a sua experiência na primeira pessoa. Um testemunho inédito e impressionante sobre o lado mais negro do ser humano, que pretende dar voz aos inocentes e trazer alguma paz ao seu protagonista. 

Sinopse: "Pela primeira vez na minha vida, estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela, olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã."
Assim se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. "Não te preocupes", dizem-lhe, "nunca te vão fazer mal". Os primeiros tempos são difíceis. Loiro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve à noite às escondidas. Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca. Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão, que por pouco não acabam da pior maneira.

Preço: 15,82€
Fonte: Wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário