segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sessão Leitura: Memorial do Convento


Fez ontem um mês que se despediu deste Mundo o escritor Nobel da Literatura José Saramago. Senhor de uma grande obra literária, deixa aos portugueses e a todos aqueles que apreciam o seu modo de escrever uma vasta sabedoria e ideologia presente nas entrelinhas de cada um dos seus livros. Hoje, para sinalizar um mês da morte do escritor aconselhamos uma obra que toca a muitos. Odiada por uns adorada por outros, Memorial do Convento é uma das obras obrigatórias a ler no ensino que nos faz mergulhar num tempo perdido e ir ao encontro de personagens fantásticas tais como Blimunda e Baltazar.

Sinopse: Nesta obra, Saramago retrata a personalidade do rei D. João V e narra também a vida de vários operários anónimos que contribuíram na construção do Convento de Mafra. Entre esses operários estava Baltasar e o seu grande amor Blimunda, mulher dotada do estranho poder de ver o interior das pessoas. Os dois conhecem um padre, Bartolomeu de Gusmão, que entrou na história como pioneiro da aviação. O trio inicia a construção de um aparelho voador, a Passarola, que sobe em direcção ao Sol, sendo que este atrai as vontades, que estão presas dentro da Passarola. Blimunda, ao ver o interior das pessoas, recolhe as suas vontades, descritas pelo autor como nuvens abertas ou nuvens fechadas.
Após um dos voos da Passarola, Bartolomeu foge para a Espanha, perseguido pela Inquisição. Blimunda e Baltasar vão tratando de esconder e fazer a manutenção à passarola, que estava escondida num monte. Um dia, Baltasar ficou preso à Passarola, enquanto fazia a sua manutenção, e os cabos que impediam esta última de se elevar nos céus rebentaram, e Baltasar foi levado pelos ares. A aeronave despenhou-se e Baltasar foi capturado pela Inquisição por bruxaria. No fim do livro, Blimunda, recolhe a vontade de Baltasar, enquanto este morre, condenado à fogueira

Preço: 14,85€
Fontes: Wook e Wikipédia

1 comentário: