terça-feira, 20 de julho de 2010

Crítica: TVI Actual

A TVI este verão face ao verão do ano anterior está muito melhor a nível audiométrico. Se em 2009 a TVI mal segurava Deixa Que Te Leve e Sentimentos no TOP5 frente às fortes novidades de verão do canal de Carnaxide, este ano é o oposto. A TVI consegue todos os dias manter as suas três produções nacionais nos primeiros 3 lugares do TOP5 dos mais vistos do dia, o que é muito positivo para a estação numa época de baixo consumo que é o verão. Mas nem tudo é um mar de rosas em Queluz, a começar pelo mau regresso de “Portugal de Olhos em Bico”, dos fracos Morangos de verão e da Informação que tem andado nas ruas da amargura nos últimos dias com audiências muito fracas.
Começo por fazer uma pergunta a André Cerqueira, o porquê daquele horário para Portugal de Olhos em Bico? (atenção que a minha pergunta não é porque voltou com aquele programa, mas sim a escolha do horário, porque a TVI ao contrário de outras estações, está a exibir os programas que faltavam ir para o ar e seria uma enorme falta de respeito para com os participantes do mesmo, logo acho muito bem a reposição). Não entendo o horário, porque não aos sábados de manhã? A verdade é que os 19% share deste programa prejudica a média da TVI, além disso este horário de inicio da tarde podia ser preenchido pela mais recente temporada de “Heroes”. Má decisão André…

 (Portugal de Olhos em Bico estreou em 2009 e devido aos maus resultados foi retirado do ar)

Falo agora de Morangos com Açúcar – Vive o teu Verão, que por incrível que pareça este verão as novidades não vão além de um bocado de areia e mar e um bar de praia. Digo isto porque o factor novidade não está presente nestas férias de verão, não sei se sou o único a reparar que os Morangos este verão estão mais “murchos”, se o ano passado tínhamos mais caras novas, mais estúdios novos e mais aventura, este ano tempos uma praia, um bar novo e a casa da “D. Alzira” em Trás-os-Montes. Atrevo-me a dizer que os Morangos estão simplesmente resumidos a isto, o que torna a série monótona, já para não falar que ainda continuamos a ver os cenários escolares bem presentes nas férias, o que faz perguntar se estou a ver os Morangos do ano lectivo ou os de verão. Infelizmente as audiências “baixas” comprovam o que eu acabei de dizer, esse desinteresse pela nova série.
Passando agora para a Informação, mais propriamente para o bloco das 20h da TVI “Jornal Nacional”, que não podia estar a passar pior fase do que esta. Se o Mundial da RTP 1 que era quase sempre às 20h fazia o bloco baixar aos 10% e 15% share, tudo bem é compreensível. Agora que já terminou o Mundial há uma semana, o espaço da TVI é constantemente o menos visto, ficando em 3º lugar nas audiências bem longe até do 2º lugar, digo isto porque o Jornal Nacional tem feito 6 e 7 pontos de audiência média e uns míseros 24% share, comparado com os 29%,33% da concorrência. Mesmo com as reportagens todos os dias, nem assim o Jornal Nacional consegue captar a preferência dos portugueses. Preocupante ou será apenas uma fase ?

Sem comentários:

Enviar um comentário