terça-feira, 27 de julho de 2010

Crítica: Reality Shows, quem ganha (a)final?

A moda dos reality shows é algo que em Portugal ainda continua bastante lucrativa para as estações, bastando para isso ver as novidades que ai vêm no próximo mês e nos meses seguintes. Em Agosto SIC e RTP estreiam dois projectos ligados à moda, À Procura do Sonho e Projecto Moda, respectivamente, sendo que em Setembro se junta à lista a TVI com a História Secreta - A casa dos Segredos, uma versão do Big Brother. Ainda nesse mês a RTP irá lançar uma nova edição de Operação Triunfo e a SIC a quarta edição de Ídolos. Portanto, tendo as provas, é caso para dizer "salve-se quem puder" dos reality shows!


Se visto bem a fundo o que é relevante num reality show para as estações televisivas, talvez o número de inscritos fosse menor. Para além dos concorrentes verem as suas vidas contadas (na maioria das vezes de forma duvidosa) nas revistas e jornais, acabam por não ganhar nada com as suas participações, saindo muitas vezes a perder. A ideia de fama e sucesso rápidos que a televisão pode trazer não passa de uma grande ilusão, perigosa para muitos. Se virmos bem, por onde anda o grande vencedor do primeiro Big Brother, Zé Maria, e todos os outros vencedores de todos os reality shows? E já agora, quem se lembra deles? Pois é, os quinze minutos de fama vêm e vão com o reality show e tudo o que ele traz de bom acaba por ser passageiro, porque o que é mau, normalmente fica. Dinheiro, amizades, trabalhos, tudo isto desaparece após algum tempo na ribalta e quem não conseguir controlar muito bem a sua vida, quando tudo terminar, vê-se perdido e desiludido. Afinal, teve tudo e tudo perdeu.

 (Hoji Fortuna, vencedor d'O Bar da TV, em 2001)

Os reality shows prometem muito a quem participa, mas o seu objectivo é mesmo dar lucro a quem transmite. Veja-se o caso da TVI com o Big Brother, que se conseguiu salvar da falência eminente e que desgastou o produto até à exaustão. Hoje, aquela que era a estação menos vista é líder no mercado televisivo. A SIC foi atrás, mas em má hora, O Bar da TV prometia muito, mas o sucesso do seu rival fez com que os resultados fossem insatisfatórios para a estação, o que ditou o seu fim. Alguém se lembra do vencedor deste concurso? Pois se não lembram, nós recordamos-lhe, o vencedor foi Hoji Fortuna, actualmente actor em Portugal e em Angola. 
Os reality's prometem entretenimento e expectativa a quem vê e a quem participa, mas ficam apenas na promessa, pois o grande vencedor é mesmo a estação que, ao exibir o programa, capta novos públicos, aposta no marketing e tem o retorno do investimento. E o que acontece aos participantes? Ficam com as suas vidas expostas e saem como entraram, com a única diferença de que agora, sabem o que se passa para lá da caixinha mágica... 

1 comentário:

  1. Só um pequeno esclarecimento. O Hoji Fortuna já não anda só entre Portugal e Angola. Ele cruzou o Atlântico, como o fizeram alguns descobridores e muito mais cedo do que se espera, terão notícias frescas dele :).
    Mas aqui fica um cheirinho:
    http://yournabe.com/articles/2009/05/14/laurelton_times/arts/laurelton_times_artskbxxpbs05142009.txt
    Na vida há que trabalhar duro para se concretizarem os sonhos.
    Muita sorte.

    ResponderEliminar