quinta-feira, 4 de março de 2010

Leandro, 12 anos, suicidou-se por ser vítima de Bullying!

(imagem meramente ilustrativa de vítima de Bullying)

Ontem, quarta-feira, Christian não foi à escola. No dia anterior, almoçou à pressa na cantina, saiu aflito para o recreio quando viu, mais uma vez, o corpo franzino de Leandro, primo e amigo de 12 anos, ser espancado por dois colegas mais velhos.
Depois, perseguiu o rapaz que, cansado da tortura de quase todos os dias, ameaçou lançar-se da ponte, ali a dois passos. Perseguiu-o, impediu-o. Por fim, imitou-lhe os passos, degrau a degrau, até à margem do rio Tua. O primeiro estava decidido a morrer: despiu-se, atirou-se. O segundo estava decidido a salvá-lo: despiu-se, atirou-se.
Leandro morreu - é a primeira vítima mortal de bullying em Portugal; Christian agarrou-se a uma pedra para sobreviver. Antes, arriscou a vida a dobrar: digestão em curso em água gelada. Eram 13.40 horas. Ontem não foi à escola. Os pesadelos atrasaram-lhe o sono. Acordou cansado, alheado, emudecido. Leandro não é caso único. Ele também já foi agredido.
Christian não é o super-homem; não é sequer rapaz encorpado; é um menino assustado, tem 11 anos, não terá 40 quilos, o rosto salpicado de sardas e tristeza. Os olhos dos pais pregados nele, os dele cravados no chão da sala. Não estava sozinho na luta. "Estava eu, o Márcio (irmão gémeo de Leandro), o Ricardo...", este e aquele, os nomes dos amigos como um ditado, ele encolhido, no colo um cão minúsculo a quem insistentemente afaga o pêlo. "Não conseguimos salvá-lo, já estávamos tão cansados". O lamento sabe a resignação e à inquietação de quem veio de outra escola, em Andorra, Espanha, onde "há mais pequena coisa, os professores chamavam os pais".
Havia motivos para baterem tantas vezes no Leandro? Responde Christian: "Todos batem em todos".

Fonte: JN

É necessário que mais mortes aconteçam para se começar a fazer alguma coisa? Quantos Leandros serão precisos para que na escola deixe de haver medo e se faça alguma coisa para integrar os alunos e não apenas deixar andar porque são crianças e estão na brincadeira? Para quê a formação de técnicos capazes de identificar os primeiros sinais de maus tratos se casos destes existem? Infelizmente, para o Leandro e para a sua família, este caso cairá no esquecimento. Os abusadores continuaram a sua vida normalmente até que outro Leandro apareça e no futuro, quando crescerem, o que serão eles capazes de fazer? É melhor nem pensar no futuro, como estamos em Portugal é quase certo que no futuro terão uma linda vida pela frente...já o Leandro não teve essa oportunidade! Educadores Sociais, precisam-se!

19 comentários:

  1. Esses filhos da p.., nao tem mais nada que fazer do que andar a estragar a vida dos outros !
    SE QUEREM QUE ESTRAGUEM A DELES, CABROES DO CARALHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    --'

    ResponderEliminar
  2. Deviam morrer todos da mesma forma que fizeram com que o Leandro se suicidou !
    FILHOS DA PUTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sabem la eles, o que a familia ta a sofrer !

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa neste mundo ja nao vive descansada,
    nao sabem dar educaçao as filhos depois acontece isto !
    FG!
    :S

    ResponderEliminar
  4. Os (ir)responsáveis deste País, estão à espera de quê, para impôrem ordem e respeito nas escolas? Que haja um massacre como o de Columbine, nos Estados Unidos?!
    Quando isso acontecer, vão ver todos os Cabrões (ir)responsáveis deste País desfazerem-se em desculpas e a arranjar bodes espiatórios - os contínuos das escolas - para arcarem com as culpas. Eles, neste momento, estão muito preocupados em encherem os bolsos com o nosso dinheiro, em vez de governarem e limparem a merda em que transformaram o País. Um autêntico LODAÇAL!!!

    ResponderEliminar
  5. voçes sao unx cabroes kem fex ixxo ao leandro deux vai caxtigar seus nao dorme e ox paix de leandro n ficam trixtex pk deux vai xe encareegar de os caxtigar descansa em paz leandro n te coheço max um beijinho grande adorot te

    ResponderEliminar
  6. Eles deviao ir presos alguns anos para aprenderem a lição isso é que era um bom castigo descansa em paz LEANDRO UM GRANDE BEIJINHO MEU MENINO LINDO

    ResponderEliminar
  7. olha seus cabroes dues vai ox caxtigar morammmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  8. leandro dexcanxa em paz max os ke dera purrada no leandro dues n dorme e vai vox caxtigar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ouviramm FILHOS DA PUTA

    ResponderEliminar
  9. Beijinhos puto dexkanxa em paz as adoraomos te!!

    ResponderEliminar
  10. beijosmeu puto nox adoramos te

    ResponderEliminar
  11. CABROES DO CARALHO VAO FUDER AS VIDAS DOS OUTROS!
    CRALHO!

    ResponderEliminar
  12. O caso de bullying ocorrido em Mirandela vem expor à saciedade a gravidade desta praga. O problema já ultrapassou os portões escolares para entranhar-se de uma forma asquerosa na vida social e no local de trabalho. Porque não estamos a falar apenas de uma obsessão pelo poder, da dominação sobre um indivíduo, mas de um agressor que ameaça tornar-se num potencial criminoso. Esta forma de intimidação pode ter tido origem dentro do ambiente familiar onde a educação infantil não foi devidamente acautelada. A escola de Mirandela foi a primeira a descartar-se, por isso, à semelhança do que aconteceu noutros países com casos semelhantes, deveria ser duramente responsabilizada, começando pelo autismo das chefias e reforçando a vigilância preventiva de todos os intervenientes do sistema educativo.

    http://dylans.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Segundo li aí algures:"Os supostos agressores já foram identificados e estão a ser acompanhados por um psicólogo da própria escola". E o irmão e os pais do Leandro... será que também já estão a ser acompanhados por um psicólogo?! De certeza que não!!!
    Esta corja de políticos incompetentes e corruptos que nos (des)governam, inverteram todos os valores deste desgraçado País que se chama Portugal.
    Agora, a primeira e principal preocupação dos (ir)responsáveis, é para com os bandidos e criminosos. As vítimas, não têm direito a nada!!!

    Corja de bandalhos e corruptos FDP!!!

    ResponderEliminar
  14. QUEM FEZ QUE LEANDRO SE TIVESSE SUICIDA-DO VAI PAGAR,DEUS FAZ A JUSTIÇA....DEVIAM DE LHES FAZER O MESMO...FIZERAM O MENINO MATAR-SE POR LHE TAREM SEMPRE A AGRADIR.......LEANDRO DESCANSA EM PAZ...BJINHUS

    ResponderEliminar
  15. Eu só conheço a caso pelo que tenho lido e visto nos meios de comunicação social.
    Mas na minha modesta opinião não será só a escola a ter culpa no cartório.
    A escola tem responsabilidades mas principalmente os pais do Leandro tambem que não souberam defender o seu filho.
    Desde o momento que um filho chegue a casa marcado por violencia ou que vá para ao hospital por violencia na escola os pais deveriam ter sido os primeiros a impor-se perante a escola.
    Não foi a 1ª vez que a criança tinha sido agredida pelos colegas muito pelo contrario já se tornara um habito, com direito a visitas aos hospital.
    Onde estavam os pais que não souberam o defender?????
    Onde estava os directores da escola que não souberam ou não se importaram em travar esta situação e acabar com ela?
    E onde estava o dito apoio psicologico que agora é dado aos agressores mas que não foi prestado á vitima?????

    ResponderEliminar
  16. vcs cabroes de merda seus filhos da puta se fodam no inferno por terem feito isso ao coitado do leandro

    ResponderEliminar
  17. e assim na minha openiao n xei kem dixxe ixxo max e verdade onde tavam os pais do pobre leandro quando viam o menino marcado olha nox ca em casa tamox mt tristes pela situaçao max o lenadro espero ke voltes noutro sere beijinhos meu menino lindo

    ResponderEliminar
  18. Acho que todos somos iguais, eu acho que os agressores do bullying deveriam pensar e se colocar no lugar de Leandro, se esses autores estivessem sovrendo o bullying será que eles iriam gostar de estarem sendo ameaçados como fizeram com leandro, Acho que todos nós não somos perfeitos todos temos defeitos e tambem acho que esses alunos agressores não deveriam ser encaminhados para psicólogos e sim para a prisão assim acho que eles irião sentir o que leandro sentia quando era julgado

    ResponderEliminar
  19. eles não sabem, mas estragaram as proprias vidas também!

    ResponderEliminar