terça-feira, 9 de março de 2010

Foi Visto, está Escrito!

Ainda Há Esperança...!
 
Mais uma edição falhada do Festival RTP da Canção. Desculpem-me a agressividade mas é a realidade. Não por culpa da RTP, que tenta ano após ano trazer de volta o espírito festivaleiro da coisa com espectáculos imponentes, mas pela mediocridade das canções.
Mais uma vez assistimos a canções de “amor”, “saudade”, “destino” e…”chapa-quatro”, ou seja, iguais a tantas outras que passaram pelo festival nos últimos anos e até a muitas que andam a tocar pelas rádios. Enfim, um cocktail de “foleirice”, à qual escapou Vânia Fernande e os Flor-de-lis com temas dignos de uma representação do nosso país além fronteiras. 
A discussão sobre a raridade dos bons temas neste festival pode levar-nos a muito longe. Se hoje os produtores, cantores e compositores não investem no certame devido à “carga negativa” que ele implica a culpa é única e exclusivamente da RTP. O canal público está apenas a colher os frutos de anos seguidos de menosprezo e banalização do festival, onde este foi encarado como uma obrigação ou tradição que a direcção de programas queria ver “arrumado”. Como consequência a RTP vê-se actualmente obrigada a fazer o triplo do esforço, que numa situação normal isto implicaria, para reabilitar o épico Festival RTP da Canção.
Com a edição, bastante mais cuidada, de este ano, percebe-se que a RTP começa finalmente a entender e a mudar a sua atitude perante o festival. Mas o sucesso deste programa depende em grande parte dos músicos e compositores, e a atitude desses parece tardar em mudar…
 
Tiago Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário