A população japonesa tem o mais baixo nível de obesidade no chamado mundo industrializado e tende, cada vez mais, a viver mais tempo e com mais qualidade de vida.
É uma dieta simples e fácil de seguir. Fazer dieta não deve ser um sacrifício, deve ser feita com naturalidade, fazendo com que comer seja estimulante, e isto deveria ser sempre. Esta dieta é pobre em colesterol, calorias e contem muitas fibras, são estas as razões do seu sucesso.
Arroz
É rico em hidratos de carbono e proteínas, é o alimento base da alimentação japonesa. O arroz faz com que nos sintamos satisfeitos durante mais tempo e mantém os nossos níveis de energia estáveis durante o dia.
Peixe
Cada japonês ingere mais de 80 Kg de peixe por ano, é um valor quatro vezes superior ao resto do mundo.
Comer peixe, especialmente peixes gordos, tais como a sardinha e o salmão, reduz significativamente o risco de doenças e aumenta a saúde do nosso corpo fornecendo gorduras saudáveis que são essenciais ao bom funcionamento do organismo, optimizando o desempenho do nosso corpo e do sistema imunitário.
Soja
O Japão consome dez vezes mais soja que qualquer outro país do mundo. Fraca em calorias e gorduras e rica em proteínas a soja é um elemento importantíssimo em qualquer dieta.
Variedade
Os japoneses consomem aproximadamente cem diferentes alimentos por semana, comparando com outros países que consomem aproximadamente trinta alimentos diferentes.
A variedade de alimentos é muito importante pois só assim é possível fornecer a quantidade de nutrientes necessários ao nosso corpo, a dieta japonesa salienta significativamente este importante factor alimentar.
Alimentos Naturais
Uma grande parte da alimentação japoneses é constituída por elementos não processados, por exemplo vegetais produzidos sem a utilização de químicos ou adubos sintéticos, alimentos frescos, colhidos directamente da fonte sem que tenha sido submetidos a qualquer tipo de processo transformador.
Este método permite uma variedade nutricional superior a qualquer outra dieta.
Comer Devagar
Comer devagar, calmamente, e em pequenas porções vai dar-lhe mais prazer enquanto come enquanto que também facilita a digestão, reduzindo os problemas intestinais.
Este factor contribuí significativamente para a perde de peso.
Pequeno-Almoço
Após um longo período de sono, de oito a dez horas, o seu corpo precisa de recarregar as baterias. Não salte esta refeição, é deveras importante que tenha um bom pequeno almoço, não significando que tenha de comer em grande quantidade mas sim os alimentos certos.
Um pequeno almoço saudável deve conter, arroz, sopa, uma omelete ou salmão, estes alimentos vão dar-lhe os nutrientes e energia necessários para o arranque de mais um dia. Esta dieta segue os seguintes conceitos básicos, que deviam ser considerados em qualquer dieta.
Baixo em Colesterol e Gorduras Más.
Rico em gorduras saudáveis
Rico em hidratos de carbono
Métodos de confecção que contém os nutrientes e todos os seus beneficios
É uma dieta variada que permite o fornecimento de todos os elementos necessários ao bom funcionamento do organismo.
Se está á procura de uma dieta que que traga benefícios tanto ao nível da saúde como da aparência esta subscreve todos os requesitos.
Cozinhar sem perder benefícios
Os alimentos cozinhados de uma forma correcta mantém sempre grande parte dos nutrientes e antioxidantes. Isto permite que eles não se percam na água usada na sua confecção. Fazendo uma confecção correcta faz com que os nutrientes e antioxidantes não desapareçam dos alimentos tornando-os mais saudáveis e saborosos.
Truques e Dicas
A dieta japonesa não põe de lado todas as coisas boas, como o chocolate ou o gelado, como se vê em muitas outras dietas. O segredo está em não os consumir todos os dias mas apenas algumas vezes por semana.
Retirado de: Mulher Moderna
Sem comentários:
Enviar um comentário