quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

de Trás para a Frente com...André Costa



Após algumas semanas sem a rubrica “de Trás para a Frente”, eis que esta semana ela está de regresso e com algumas alterações…André Costa, o editor do Palco do Andrew é o convidado da vez, numa entrevista directa e sem tabus.
Conhecendo…

PO (Por Outro Olhar): Para quem não conhece o André, em poucas palavras, que imagem pode fazer de ti? Como é que te descreves?
AC (André Costa): Sou uma pessoa humilde, divertida, que gosta de passar bons momentos. Mas não sou muito bom a falar de mim.

PO: Segundo o teu perfil do blogger és estudante de enfermagem. O que te levou a enveredar por tal caminho?
AC: Enfermagem foi sempre algo que eu tive em mente, só que tinha “medo” de não conseguir lidar com diferentes situações. Acima de tudo por poder ajudar as pessoas e estar presente quando precisam e estão vulneráveis. Agora que está a acabar o curso parece que tomei a decisão acertada.

PO: Estando tu actualmente com 25 anos e possivelmente a entrar no mercado de trabalho, qual é a tua opinião relativamente à situação actual do mercado de trabalho a novos profissionais?
AC: A situação actual do mercado de trabalho e falando da minha área é péssima. Ok que há falta de enfermeiros no hospital, mas a realidade é que ninguém os contrata daí a grande taxa de desemprego dos licenciados em enfermagem.

PO: Há relativamente pouco tempo falou-se muito nas greves dos enfermeiros, sendo que um dos motivos principais da greve foi a exigência do aumento do salário. Considerarias exercer a tua profissão, ainda que com um ordenado reduzido, para conseguir um emprego?
AC: Com um ordenado reduzido nunca aceitaria um emprego. Tenho que ser pago pelo que sou e acima de tudo porque isso dá dignidade à profissão que quis seguir. É triste haver enfermeiros a ganhar 2.5 euros por hora, quando estes lidam com a vida humana. E se estas pessoas não aceitassem estas condições, as clínicas e hospitais que pagam isso teriam que fechar ou então reajustar o valor.

PO: No exercício da tua profissão é necessário lidar com vários casos, nomeadamente com a morte e com carência de afectos dos pacientes. Estás preparado para isso? O que te assusta mais nesta profissão?
AC: A licenciatura em Enfermagem tem uma grande carga horária de Ensino Clínico (estágio) e por isso mesmo nós enquanto alunos vamo-nos preparando com diferentes situações. Mas a mim o que me toca mais tem que ver com o Abandono dos Idosos pelas famílias, a Dor Crónica e a Morte claro está.

PO: Deixando um pouco a enfermagem de lado, enquanto ser humano, quais são as qualidades que mais prezas nos outros?
AC: Sinceridade, Alegria, Inteligência e abertura de mentalidade.

PO: Consideras-te uma pessoa com personalidade forte?
AC: Depende das situações. Gostava de ter uma personalidade mais vincada. Sou muito brando em algumas situações.

PO: Preocupa-te a forma como vives a tua vida ou vais deixando fluir as coisas naturalmente, esperando que elas aconteçam?
AC: A vida acontece e nós devemos deixar que ela aconteça. Não gosto de forçar nada.

PO: Em momentos mais difíceis partilhas as tuas emoções com amigos, familiares ou, pelo contrário, guardas tudo para ti?
AC: Tenho esse grande defeito que é guardar tudo para mim. lol

PO: Há um famoso ditado popular que diz “Homem que é Homem não chora”. Concordas ou achas que o “verdadeiro” Homem é aquele que não se preocupa em chorar e mostrar as suas emoções?
AC: As pessoas devem e têm que mostrar as suas emoções. Dizer aos outros que gostam. Esse ditado para mim não se enquadra, muito antiquado e machista.


PO: Consideras-te uma pessoa feliz?
AC: Vou fazendo por isso…
Curiosidades…

PO: Se tivesses o poder de eliminar alguém da face da Terra, em quem recairia a escolha?
AC: Ninguém em particular. Quando não gosto de alguém faço de conta que não existe.

PO: Quais os teus hobbies?
AC: Ver TV, ir ao cinema, teatro, ler um bom livro, divertir com os amigos, passear junto ao mar e acima de tudo ouvir muita Música.

PO: Gostas de viajar? Como seria a viajem da tua vida?
AC: Sim adoro viajar e já tive o privilégio de fazer algumas viagens. Não tenho nenhuma viagem idealizada como a da minha vida mas neste momento adorava ir ao México.

PO: Segundo os escritos Maias, o Mundo tal como o conhecemos termina em 2012. Se terminasse amanhã, o que farias hoje?
AC: Tanta coisa. Teria que dizer a algumas pessoas que gosto muito delas, e tinha que dar um simples mergulho no mar.

PO: Qual o último livro que leste e o filme que viste? Recomendas?
AC: Estou a ler neste momento “4 e 1 Quarto” de Rita Ferro. Estou a gostar imenso e recomendo. Último filme que vi foi em DVD em casa e é um filme português que se chama “A Outra Margem” com Filipe Duarte. Amei.

PO: Como vês o panorama televisivo nacional?
AC: Neste momento muito monótono em que a RTP1 aposta só em concursos, a SIC ainda não encontrou o seu caminho e a TVI tem a ficção nacional. Sou da opinião que em 2010 vai melhorar.

O Blog…

PO: Estando tu a cursar enfermagem, ter um blog sobre Tv é quase um oposto. Porquê um blog sobre a TV e não sobre saúde, por exemplo?
AC: Eu amo TV. Sempre me interessei por tudo relacionado com TV, Cinema, Teatro. Os nossos apresentadores, actores, entrevistadores. O blog é um hobbie para passar tempo e que me dá prazer.

PO: Para actualizar o blog procuras informação na internet/revistas ou tens “fontes” de informação?
AC: O Blog “Palco do Andrew” é muito diferente dos outros blogs sobre TV que existem. Eu apenas me limito a postar notícias sobre TV, Cinema e Teatro e algumas do Social que acho importantes. Portanto se tenho algum mérito será só da pesquisa e postar o que os outros noticiam.

PO: Para o futuro o que tencionas fazer no blog?
AC: Não pensei muito nisso. Mas uma mudança de imagem vai acontecer a partir de Janeiro assim como as fontes de todas as notícias que é uma grande falha do blog.

PO: Esta pergunta é uma curiosidade de alguns leitores: dos blogs de TV que conheces, quais os teus preferidos?
AC: Televisão Opinião no qual sou um pequeno colaborador é um dos melhores. Depois sou assíduo do TVI Blog bem como do SIC Blog. E também A Minha TV.

2 comentários:

  1. Não és um pequeno colaborador André, és um grande colaborador.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar