quarta-feira, 25 de novembro de 2009

de Trás para a Frente com...André Vilar!




Para a entrevista desta semana, e após passarem por cá alguns blogueiros da SIC, chega agora a vez da TVI estar também representada mais uma vez…desta feita, tenho como convidado o editor do +TVI, o André Vilar.

Por Outro Olhar (PO): Primeiramente, antes de começar a entrevista, quero agradecer teres aceite o meu convite. Como em todos os caso, antes de avançar para uma conversa, convém saber algo sobre a pessoa. Sendo assim, quem é o André?
André Vilar (AV): Bem, antes de mais obrigado pelo convite. Ora bem falar de mim é algo que me deixa um tanto ou pouco embaraçado. Sou do género de pessoas que prefere ouvir opiniões de fora. Mas posso fazer um pequeno esforço: costumo dizer que sou um pouco “Bipolar” – tanto me apraz rir como parece que tudo á minha volta não faz sentido. Tem dias e momentos. Porém tento sempre mostrar o meu lado feliz pois penso que ninguém terá de sofrer pelos meus maus momentos. Tenho alguns defeitos como qualquer um, mas confesso que sou sobretudo bastante teimoso.

PO: Tendo tu 16 anos, o que costumas fazer para além do blog?
AV:  É uma boa pergunta pois geralmente os visitantes de qualquer blog (como já o fui antigamente) pensam que os administradores dos mesmos não têm vida própria. O que é mentira e tenho tentado desmistificar no MAIS TVI. Pratico orientação, ando num grupo de jovens e não dispenso uma saída á noite com amigos, claro.

PO: O nome André indica uma pessoa inteligente, equilibrada, corajosa, optimista por natureza, afável e delicada. Contudo, em determinadas situações, sente algumas dificuldades em fazer escolhas, mas quando as faz assume-as e dedica-se a elas. É um ser humano completo, íntegro e civilizado. Conhecias o significado do teu nome? Identificas-te?
AV:  Sinceramente desconhecia o significado do meu nome, mas perante tais citações tenho de me confessar surpreendido pois nem eu faria uma melhor apreciação de mim mesmo. Quanto ao facto de ser optimista, sim identifico-me pois tento sempre ver o outro lado da questão, talvez o lado mais positivo. Não posso porém, afirmar que o faço por mim. Geralmente faço-o para que as pessoas que gostam de mim não se desanimem com a minha tristeza. Relativamente á ultima parte, penso que o MAIS TVI é a prova exacta disso. Uma escolha que foi complicada para mim, porém assumi-a e tenho-me dedicado bastante ao mesmo.

PO: Na vida existem momentos bons e menos bons. O que fazes nos piores momentos, o que te vier à cabeça ou tentas ser racional?
AV:  Quando me vejo perante um mau momento confesso que tenho um flash para o que é mais irracional, mas talvez por me ter habituado já a isso tento sempre não tomar quaisquer decisões nesses instantes para evitar males piores.

PO: Quais os teus hobbies? O que fazes para além do blog?
AV:  Gosto bastante de ler, adoro cantar, praticar desporto, e tenho um sério vício: relógios! Quando tenho um bocado mais de tempo não dispenso uma visita a relojoarias para ver as novidades!

PO: Com 16 anos, no auge da adolescência, é normal que surjam os amores e desamores. O que te cativa no outro, a aparência ou o intelectual?
AV:  Pergunta ideal para mim (risos). Sinceramente não dou importância alguma á aparência. Sempre defendi que as pessoas são categorizadas pelos valores que seguem e não pela cara ou roupa. Não estou, porém, a dizer que um bom look não influencia. Claro que influencia, mas quando me apaixono é pelo “interior” da pessoa. O resto vem por acréscimo.

PO: O sexo é algo que surge no decorrer das nossas vidas. Entre amigos e escola, achas que o tema é abordado naturalmente ou ainda é visto como um tabu?
AV:  Existe o falar de sexo e o falar sobre sexo. Perante os relatos de pessoas mais velhas vejo que a forma como o tema “sexo” é abordado no meio onde me relaciono ainda continua a ser um tabu. Ninguem tem qualquer pudor em falar DE sexo. O pior está na maneira como se aborda o assunto. Ainda se aborda o tema como uma brincadeira e isso reflecte-se mais tarde sem dúvida.

PO: Nos anos 80, “Sexo, Drogas e Rock and Roll” era o lema de vida. Hoje, olhando para os jovens da tua idade, achas que o lema ainda se adequa ou não?
AV:  Não sei como era antes, mas penso que o lema nunca esteve tão bem formulado e enquadrado no tempo. Não há dúvida que 80% dos jovens da minha idade relacionam felicidade e bem-estar com sexo, drogas e boa musica. Tenho orgulho em fazer parte dos 20% embora estabelecendo a música como um ponto fundamental na felicidade.

PO: Quais os teus piores defeitos e as tuas melhores qualidades?
AV:  Sou bastante teimoso o que obriga que, para me convencerem de algo, seja necessário apresentarem bastantes argumentos. Sou também um bocado persistente o que pode ser encarado tanto como defeito como qualidade. O facto de ser optimista e ter uma visão mais aberta para o mundo são talvez as minhas melhores qualidades.

PO: Qual é o teu lema de vida?
AV:  Tenho um lema que guardo desde a minha infância. Recordo-me de mo terem dito e de sempre me lembrar do mesmo. “Ser como os marinheiros do mar, que nem os ventos contrários os fazem parar”. Acho que diz tudo aquilo que quero ser…

PO: Se pudesses realizar a tua viajem de sonho, para onde e com quem ias?
AV:  Adoraria viajar para o Egipto e claro, com a pessoa que mais gosto nesta vida!

PO: Se tivesses o poder de fazer desaparecer as pessoas, quem é que eliminavas do Mundo?
AV:  Ui…Uma pergunta que não me canso de responder. Se tivesse tais poderes não teria qualquer receio em eliminar o nosso primeiro-ministro José Sócrates, todo o seu governo e como apêndice toda a equipa do PSD. Sou contra a perpetuidade da política, a corrupção e a falta de liberdade!

PO: Se o Mundo acabasse amanhã, o que farias hoje?
AV:  Passaria o dia a rir…Não há melhor maneira de acabar a vida pois não?

O Blog

PO: Pelo blog, vê-se que gostas da TVI, porquê esse gosto? Acompanhas desde sempre, ou é recente?
AV:  Tendo eu nascido em 1993, um mês antes do nascimento da TVI é normal que me tenha aficionado mais a esse canal. Sinceramente não me lembro de quando comecei a tornar me adepto da TVI. Mas penso que os tempos do Big Brother marcaram imenso a minha infância. Depois foi crescendo a paixão pela estação de Queluz e tem se prosseguido. Porém sempre o disse e continuo a dizer: antes de espectador da TVI, sou um fã nato de TELEVISÃO. Daí não dispensar um bom programa seja qual for o símbolo indicado no canto superior da televisão.

PO: A TVI apostou na ficção nacional e ganhou visibilidade. No entanto, desde essa aposta a TVI só tem praticamente novelas no horário nobre. O que achas disso?
AV:  Já várias vezes me pronunciei sobre esse assunto e é algo que me deixa bastante revoltado. Há bastante tempo que defendo que a TVI deveria colocar apenas 2 novelas (no máximo) no seu horário nobre e apostar em programas diferentes, originais…Porém continua a acontecer o mesmo. Penso que a TVI viu nas novelas o seu trampolim para a vitória e “em equipa que ganha não se mexe”. Embora fã da TVI, assumo que a liderança da TVI pode estar no fim se Bernardo Bairrão não mudar a “tradição”.

PO: Existem muitos blogs sobre TV. O que pretendias quando começaste o teu?
AV:  Bem uma pergunta um bocado complicada. Mas vou tentar responder da melhor forma. Só há pouco tempo comecei a interessar-me por blogs sobre televisão. Iniciei por sites sobre audiências e a envolver-me mais nesses assuntos. Daí resultou o conhecimento de blogs como o TVI BLOG, SIC BLOG… 1 ano antes tinha sido impulsionador do blog “Não acabem com o CQC” – um blog criado para evitar o final do programa CAIA QUEM CAIA, e achei que esta seria a oportunidade perfeita para me envolver mais neste “mundo”. A tão pouca diversidade de blogs de apoio á TVI levou-me à decisão final. Sinceramente quando criei o blog não estava á espera de um grande sucesso e muito menos que viesse a ser conhecido. Não era esse o meu objectivo, nem o é agora. Aquando da criação do mesmo decidi que iria estabelecer metas para este novo projecto. E assim o fiz. Optei por garantir qualidade de informação acerca da TVI, actualidades televisivas, respeito e tudo a que isso diz respeito.

PO: Esta pergunta é uma curiosidade de alguns leitores: dos blogs de TV que conheces, quais os teus preferidos?
AV:  Espero que ninguém fique ofendido com a selecção que fiz, mas estes são os blogs que visito diariamente e que me entusiasmam: O MUNDO DA TV (meu parceiro), MUNDO DA TV, POR OUTRO OLHAR, SIC BLOG e A MINHA TV.

Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário