quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“de Trás para a Frente” com Hugo Alves!


Após a pausa da semana passada, com uma entrevista fictícia, volto agora com as verdadeiras tendo como convidado desta semana o Hugo Alves, editor do SIC Blog

Quem é?
Por Outro Olhar (PO): Antes de começar a entrevista, queria agradecer por teres aceite o convite. Quem não te conhece, em poucas palavras, que imagem pode fazer de ti?
Hugo Alves (HA): Em primeiro lugar agradeço o convite feito. É um prazer estar a falar para um blog que visito diariamente. Em relação à questão propriamente dita, posso dizer que sou um rapaz de 22 anos e que o meu lema de vida é o carpe diem que para quem não saiba é viver ao máximo cada dia.

PO: Para além de manteres o blog no activo, que mais fazes na tua vida?
HA: Sou estudante de Direito na Universidade Católica Portuguesa do Porto (passo a publicidade). Além de ser estudante que me ocupa muito tempo tento sempre arranjar tempo para actualizar os 3 blogs e a tv que tenho em funcionamento. Falo do SIC Blog, do blog Leixões e da LSCtv (tv online relacionada com o Leixões).


PO: O teu nome indica uma pessoa que dificilmente passa os dias preocupada, que é perita em encontrar soluções para os seus problemas. No entanto, caracteriza uma pessoa meio solitária, que não gosta de brincadeiras e que às vezes é um pouco distante e severa, que usa toda a sua eficiência para esconder as suas inseguranças. Reveste nesta definição?
HA: É difícil não passar a vida preocupada, nem que seja em informar os leitores do blog J – SIC Blog – que são cerca de 240 diariamente dependendo também dos dias. Há sempre a preocupação de muitas vezes acordar, passar a vista pela imprensa diária e depois seleccionar as notícias que serão colocadas nos blogs. Além disso posso dizer que sou muito bem disposto, humorado e que adoro brincadeiras por muito mínimas que elas sejam. Gosto dos meus amigos, da família mais chegada. Sou de ideias fixas e quando alguém me tenta desviar é difícil conseguir. Acho que todos temos um pouco de insegurança dentro de nós nem que seja porque o dia não correu bem ou que temos medo de seguir com algo em frente porque nos podemos “aleijar”. Sou uma pessoa normal… mas diferente de todas as outras.

PO: No dia-a-dia, quando tens problemas, guardas tudo para ti ou partilhas com alguém? Tens alguma pessoa a quem recorres em situações mais delicadas?
HA: Há questões que são sempre “fechadas a sete chaves” porque é algo muito íntimo e que não contamos a ninguém. Há outras em que desabafo com pessoas mais chegadas e aqui falo directamente dos pais ou dos amigos mais chegados (que apesar de serem poucos são bons). Há sempre um conselho que se pede, uma opinião é sempre bem-vinda nem que seja desconstrutiva porque só assim sabemos o que está mal e podemos melhorar.

PO: Consideras-te uma pessoa de fortes emoções, chorando e rindo quando é preciso, ou “Homens não choram”?
HA: Sou de fortes emoções. Choro quando tem de ser nem que seja para dentro, mas também que rio desalmadamente quando é preciso. Sabe bem chorar e rir porque se nós soubermos tirar partido de alguma coisa boa ou mesmo má ela pode-nos ensinar algo de novo e por isso eu, pelo menos, estou sempre a aprender.

PO: No tempo que tens disponível, o que costumas fazer? Quais os teus hobbies?
HA: Boa questão. Resumem-se a 4 hobbies. Leitura (de todo o tipo menos medicina porque não gosto da área), bicicleta (gosto de dar umas boas voltas de bicicleta sempre com os auriculares nas orelhas nem que seja para ouvir rádio), net (é essencial no nosso dia a dia como ler e-mails, consultar os facebook’s, hi 5’s, blogs e pesquisar na net sobre o que nos vem à cabeça) e ver televisão (gosto de ver um bom programa de televisão quer seja ele informativo como os noticiários, culturais, e uma boa novela – na minha humilde opinião que vale o que vale apenas é uma que veio trazer um novo olhar sobre o verdadeiro Portugal que é o Perfeito Coração). Resume-se a isto os meus hobbies sem deixar de lado um bom filme ou um bom jogo de futebol!

PO: Quando conheces alguém, dás mais importância à aparência física ou ao que a pessoa é como ser humano?
HA: Inevitavelmente quando se conhece alguém a aparência física é logo descoberta e o interior das pessoas é mais difícil ser visível. Mas muitas vezes a pessoa como ser humano vale mais do que a própria aparência física. Tenho conhecido pessoas que são lindas por dentro e que por fora são diferentes e vice versa porque também há gente agradável à vista e depois vira-se ao contrário e por dentro não há nada. Por isso mesmo tento abstrair-me ao exterior da pessoa e concentro-me mais ao interior. Mesmo assim uma pessoa tem sempre tendência a banalizar o lado físico da pessoa quando o seu interior é que mais interessa.

PO: Quais os teus piores defeitos e as tuas melhores qualidades?
HA: Questão difícil esta! Não considero um defeito mas posso dizer que sou persistente, teimoso, determinado e de ideias fixas (estão todas relacionadas por incrível que possa parecer). Defeito mesmo só a preguiça! Como virtudes ou qualidades tenho a de ser amigo do meu amigo, companheiro dos bons e maus momentos, divertido, alegre, um ombro amigo para quem quiser.

PO: Se tivesses a possibilidade de passar um dia inteiro com alguma figura pública, em quem recaía a tua escolha. Porquê?
HA: Boa questão. Depende do que se entende por figura pública (poderá ser um desportista, um político, um homem/mulher das artes englobando aqui cinema, tv e música)… No entanto tenho curiosidade de conhecer pessoalmente o Francisco Menezes. A razão desta escolha é simples, isto porque o Menezes tem-me vindo a surpreender ao longo dos tempos (quer em comédia, em cantorias e mais recentemente na apresentação). O Menezes é simples e autêntico. Não deixo de fora o Marco Horácio isto porque são duas pessoas que estão nas mesmas áreas além de ambos serem excelentes escritores de rábulas e parecem-me das pessoas mais autênticas que aparecem na tv. Mas não posso deixar de referir que cada pessoa tem o seu sinal ou seja, as pessoas são diferentes umas das outras e a nossa parecença com as chamadas figuras públicas é muita. Muitos deles/delas são super simpáticos, atenciosos e gostam de estar a falar com as pessoas. Outros “andam de nariz empinado” como costumo dizer e esquecem-se muitas das vezes que eles/elas já estiveram no nosso lugar. Há muitos que me têm surpreendido pela positiva pois uma pessoa tem uma ideia deles e depois essa ideia muda radicalmente (lá está e isto vem na sequência da pergunta já formulada) quando se começa a falar com elas!

PO: Que estilo de musica preferes?
HA: Todo o tipo de música desde que seja boa! Rock, Pop, Rapp, de tudo um pouco mas há uma coisa que não consigo ouvir que é música clássica! Habituei-me a ouvir fado também desde que entrei na faculdade e tenho tido agradáveis surpresas!


PO: És um bom garfo? A nível gastronómico, o que te dá prazer comer?
HA: Sou muito bom garfo. Talvez por ter uma costela mirandesa (!) seja a verdadeira posta mirandesa com batata a murro ou batata frita. Para mim melhor não há! Também gosto de um bom bacalhau cozido… Detesto, mas detesto mesmo é sardinhas e cavalas... O que como e não gosto é pescada cozida!

PO: Gostas de ler? Qual foi o último livro que leste? Recomendas?
HA: Tirando os da faculdade tenho dois livros lidos recentemente. Começo pelo “Rosa Brava, pastora de sonhos e outras histórias” do Pedro Coelho (que também é jornalista da SIC) recomendo a 100% porque é um livro que retrata mais do que as reportagens que foram emitidas pela televisão. Há um aprofundamento de histórias como a da Rosa, a da Ilha do Corvo e o Código de Barras que retrata a vida na prisão! Outro livro que também recomendo é “Esmeralda – uma criança, dois pais” do Hernâni Carvalho e do Luís Maia (saiu com a TVMais) que abalou Portugal por sem mais nem menos ter sido retirada a guarda ao Sargento como é conhecido! Dois livros que recomendo!

PO: Se o Mundo acabasse amanhã, o que farias hoje?
HA: Não pode! Sou muito novo para o Mundo acabar já amanhã! Tenho muito para viver e para aprender.

O Blog
PO: O teu blog é sobre o universo SIC, porquê a escolha da SIC e não da TVI?
HA: Muita gente já me fez essa questão. A paixão pelo canal vem desde logo porque é minha contemporânea… Eu ainda sou dos tempos em que apenas havia RTP e quando surge a SIC esta muda radicalmente o panorama do audiovisual português sendo mesmo um case-study a nível internacional. No entanto a escolha da SIC vem dos tempos em que eu andava no 2.º ano (já lá vão uns anitos) em que a SIC foi à minha escola fazer uma brincadeira. Levou câmaras, o cenário parecido com o da Informação da altura e tudo começou aí. No entanto o bichinho apagou-se e reactivou-se quando a SIC fez 11 anos em que comecei a coleccionar cassetes VHS com genéricos e tudo sobre a SIC (Tenho mais de 180 cassetes!) Houve também uma altura em que tirava as notícias iniciais do Jornal da Noite. A SIC para mim inovou e continua a inovar diariamente. Só para dar um exemplo: antes mostrar os bastidores da televisão (operadores de câmara) era um absurdo e agora todas as televisões o fazem. A janela aberta para a redacção foi iniciativa da SIC no seu nascimento que foi perdida durante 2 anos suponho eu quando mudaram o cenário. Mantém-se a paixão e não mudo nem por nada. Sou fiel ao canal apesar de ver também os outros canais mas 90% é na SIC…

PO: Achas que a SIC reúne todas as condições para voltar a ser líder?
HA: É preciso referir que a estação está em reestruturação e isso vê-se com a criação de estúdios próprios, com a criação de mais infra-estruturas (futuras instalações em Matosinhos) e outros aspectos. A SIC também tem uma grelha renovada no que diz respeito aos talk shows (Companhia das Manhãs e Vida Nova) fazendo com que as audiências apareçam gradualmente. Se recuarmos no tempo e se chegarmos ao início do Contacto (apresentado pelo Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues) demorou cerca de meio ano a implementar-se e depois liderou durante um longo período. A televisão é feita pelo que os espectadores querem ver. Agora também a solução da SIC não passa por colocar em prime time três novelas como tem a TVI (o que na minha opinião é demais).
A solução da SIC passa por diversificar a programação tendo em vista o seu target. Passa por emitir informação no que é forte e isso constata-se a partir de agora com os novos programas que estão a surgir no canal e reorganização de outros como é o caso da Grande Reportagem SIC e Perdidos e Achados. Passa por emitir grandes formatos como o Ídolos (faltava à tv este programa porque o público gosta) – ao contrário da TVI que está a exagerar com Uma Canção Para Ti que na 1.ª edição o público adorava porque era novidade, veio a 2.ª e o público começa a saturar e na 3.ª vê-se que os resultados são mais fracos. A solução da SIC passa por inovar (afinal esta é a bandeira do canal). A informação do canal é diferente de todas as outras (lançou casos polémicos – Casa Pia, Esmeralda, entre outros – que ainda hoje se discute). Passa por aproveitar os contratos que tem com a Rede Globo (TV Globo) que apesar de tudo são pioneiros a nível mundial a fazer ficção (muita gente critica o facto de a SIC ter o contrato. Eu pelo contrário! Sou a favor visto que poderá haver sempre uma entre-ajuda entre os dois canais) e a apostar em desporto. Falta à SIC um programa ao sábado à tarde para entreter as pessoas e não colocar filmes e mais filmes apesar de muitas vezes haver outros problemas. Falta à SIC um programa cultural que mostre o país de lés a lés do género de descobrir Portugal. Há muita gente que não conhece Portugal e isso era interessante ter um programa baseado nisto.
Apesar de a SIC não ser líder há que referir que toda a programação em exibição na TVI ainda é do José Eduardo Moniz assim como Nuno Santos tinha deixado na RTP1.

PO: Existe pelo menos outro blog sobre a SIC, o do Miguel, vê-lo como um concorrente?
HA: Apesar de eu e o Miguel por vezes termos opiniões divergentes vejo-o como parceiro e não concorrente porque ambos remamos para o mesmo lado que é ver a SIC crescer e isso nota-se pelas visitas que ambos os blog’s têm e eu falo por mim. A SIC interessa a muita gente isto porque tenho visitas da Europa e das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo (Brasil, Canadá, África).
Apesar de existirem diferenças entre os blogs, isto porque o Miguel aposta mais em rubricas diárias (porque tem mais disponibilidade para tal), tenho uma boa relação com ele e além disso é um grande companheiro do blogger! O meu SIC Blog tem também entrevistas a caras do canal como é o caso do Jorge Gomes, do Emanuel Nunes, do Eduardo Madeira ou mesmo do Francisco Menezes que tiveram a “pachorra” de me aturar para me concederem a entrevista...
Há cooperação entre os dois porque se um não sabe o outro diz e não se esconde nada. Já desmenti no blog várias notícias lançadas por outros sites porque tento confirmar notícias mais interessantes antes de as colocar.

Obrigado! Obrigado eu por este momento!

3 comentários:

  1. nao perguntaxte qual os blogs q ele maix gxta.

    ResponderEliminar
  2. olá anónimo!
    É dificil saber qual os blogs que mais gosto visto que só faço os blogs porque gosto, ou seja, tanto gosto da SIC como do Leixões! :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, mx n me referia xo a ixo. extava a falar dos outros blog de tv que cxtumo visitar. qual mais gxtas?

    ResponderEliminar