quarta-feira, 14 de outubro de 2009

de TRÁS para a FRENTE com...Diogo Santos!




Estreia hoje a nova rubrica do blog "de TRÁS para a FRENTE"! Como primeiro convidado deste novo espaço, tenho o Diogo Santos, que é o editor do blog Televisão-Opinião e também parceiro do Por Outro Olhar, escrevendo semanalmente a rubrica "Sessão Cinema". Vamos então à entrevista e ficar a saber o que ninguém sabe...

QUEM É…

Por Outro Olhar (PO): O Diogo Santos, ou DS, é o editor do blog Televisão-Opinião. Isto é apenas o que conhecemos de ti…Afinal, quem é o Diogo Santos? 
Diogo Santos (DS): Dito o meu nome resta dizer a minha idade e o que faço. Tenho 18 anos, e sou estudante do curso de Ciências da Comunicação de uma faculdade em Lisboa.

PO: Diogo significa instruído e uma pessoa dotada de forte capacidade de liderança. Em geral, o nome Diogo revela um ser humano preocupado com o bem-estar colectivo. Tens espírito de líder? Os outros são uma preocupação na tua vida? O que achas desta definição, reveste nela?
DS: Na minha vida prefiro comandar, do que ser comandado. No entanto funciono bem nos dois papéis. Se os outros são uma preocupação na minha vida? Sim, sem dúvida. Não gosto que as pessoas com quem privo estejam em situações difíceis, que lhes façam sofrer. Mas penso que isto é normal. O que é importante é que as ajudemos a ultrapassar os momentos difíceis.

PO: Suponho que a tua vida seja mais do que o Televisão-Opinião. Socialmente, como é a tua vida? Costumas sair com os amigos ou és recatado e preferes estar sozinho?
DS: Gosto de estar com os amigos, sair e estar sozinho. Há tempo para as três coisas. Estar com os que mais gosto é uma constante na minha vida. Adoro divertir-me, dar uma boa gargalhada, despertar um sorriso das pessoas e espairecer. Não sou nenhum "viciado" em sair à noite. Quando calha vou a uma discoteca ou a um concerto, mas também gosto de estar na rua com os amigos. Coisas normais portanto.

PO: És uma pessoa de fáceis emoções? Quando foi a última vez que choraste e qual o motivo?
DS: Não custumo chorar muito, e talvez por isso não me lembre quando foi a última vez que o fiz.

PO: Tens sentido de humor? O que te põe a chorar de tanto rir? 
DS: Considero que tenho sentido de humor. Tal como já referi na resposta anterir, gosto de dar uma boa gargalhada e de fazer rir os outros. Aquelas situações do dia-a-dia, que aparentemente são normais, mas na realidade têm uma particularidade que nos fazem dar uma boa gargalhada, são as que no meu ver são mais divertidas.

GOSTOS NÃO SE DISCUTEM

PO: Qual o profissional televisivo de que mais gostas e a qual não suportas?
DS: Bom, tenho vários profissionais de televisão dos quais gosto e, pelo contrário, não gosto. Vou começar pela parte negativa. Nã acho piada nenhuma a Bárbara Guimarães. Considero-a uma apresentadora muito superficial. Quanto à cara que na televisão mais gosto de ver e ouvir é Bento Rodrigues. Profissional ao mais alto nível sem dúvida.

PO: Canal televisivo de eleição?
DS: Em tempos o meu canal preferido foi a TVI. Houve um dia que pensei, "basta!". A partir daí comecei a ver a SIC. E é por esse motivo que a estação de Carnaxide é o meu canal de eleição. No entanto sei reconhecer o que é positivo e negativo no canal, assim como nos restantes.

PO: Política diz-te alguma coisa?
DS: Este foi o primeiro ano que votei. E talvez seja por isso que esteja mais dentro da política. No entanto sou sincero, esta área não é o meu forte.

PO: Tens hobbies?
DS: Ouvir música, sair com os amigos e estar com eles, navegar na internet e principalmente ver séries, são os meus hobbies preferidos.

PO: Diz-nos um defeito e uma qualidade?
DS: Um defeito: teimosia. Uma qualidade: organização.


PO: Qual a música que mais ouves actualmente?
DS: Oiço todo o tipo de música, desde o pop, ao house, passando pelo rock, e não esquecendo o pimba. Gosto de tudo, e é por isso que o meu mp4 está cheio.

PO: Prato predilecto?
DS: Adoro comer, mas não gosto de exagerar. O meu prato preferido tem que me ter peixe. Prefiro-o à carne.

PO: Um vicio?
DS: Um dos vício que tenho e que é compreensível, dado os motivos que me levam a ser entrevistado, é chegar a casa ou acordar e ir ver as audiências do dia anterior.

O TELEVISÃO OPINIÃO

PO: Porquê a criação do Televisão-Opinião?
DS: Antes de criar o Televisão-Opinião, visitava regularmente blogs sobre televisão, e sempre ambicionei ter um. Chegou o dia em que eu disse:"é hoje!". Ora isto foi em Fevereiro. Estamos em Novembro, e não me arrependo nada.

PO: Com certeza é um projecto que exige muito de ti, até onde pensas levar o blog. Queres que se torne uma referência para os outros?
DS: Sim, quero que se torne uma referência para outros blogs. O Televisão-Opinião está a crescer. As visitas assim o comprovam, assim como a equipa do blog (quatro pessoas a contar comigo). Procuramos ser sempre imparciais no que toca a analisar audiências, e justos nos artigos de opinião. Tentamos deixar de lado as preferências no que toca a canais, e é esse um dos objectivos constantes do blog. Isto é, sabemos criticar um canal, mas também o sabemos elogiar. Demonstramos que nada é perfeito em televisão, e que em cada canal existem programas com bons e maus conteúdos. O que não fazemos é criticar com raiva um canal, por exemplo. Isso, deixamos para a "concorrência", pois no meu ver este aspecto que referi é lixo. E no Televisão-Opinião não há lixo.

PO: Como vês o teu futuro daqui a uns anos? Ainda à frente do Televisão-Opinião?
DS: Não sei o que será o Televisão-Opinião daqui a três anos, não sei se ainda existirá. Espero bem que sim. Quanto a mim, gostava de já ter o meu curso de jornalismo nas mãos.

1 comentário:

  1. Oi, vi seu link no Blog da Ariane, vc comentanto sobre o novo templatesetembro, eu também vou mudar par este, mas vc conseguiu fazer algo que queria, será que poderá em ensinar? Vc conseguiutransformar seus slides em postagens, se puder me dizer como fez, ficarei grata e seu blg ta bom demais, gostei tanto que vou segui-lo.
    Email: marisan22@hotmail.com
    http://blogando-noticias.blogspot.com

    ResponderEliminar