segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sessão Cinema: Cinema Paradiso

Este filme é um clássico e merece todos os prémios que recebeu. Visto por uns como clássico intemporal e por outros como uma obra demasiado sentimentalista, Cinema Paradiso é de visualização obrigatória. Quanto mais não seja pela simplicidade com que conta uma história que, não sendo original ou inovadora, cumpre na sua totalidade o seu propósito, e não cessa de encantar.
Sinopse: "Alfredo está a morrer". Esta notícia surpreendeu o realizador de sucesso Salvatore (Jacques Perrin), levando-o a relembrar a sua infância e o tempo que passou na sala de projecção do cinema da sua vila, Cinema Paraíso. Alfredo (Philippe Noiret), proprietário do cinema e projeccionista, foi um amigo inseparável do pequeno Salvatore, conhecido por "Toto", à medida que este crescia na sua terra natal, uma vila devastada pelos horrores da guerra. O cinema oferecia fantasia e evasão ao habitantes da pequena vila, fazendo esquecer a dura realidade da fome e da pobreza.

Curiosidades:
  1. A intenção do diretor Giuseppe Tornatore com este filme era a de que ele fosse um obituário para as salas tradicionais de cinema e a indústria cinematográfica em geral, mas depois do sucesso que o filme alcançou, ele nunca mais tocou nesse assunto.  
  2. Salvatore Cascio foi escolhido entre as crianças da região em que as filmagens aconteceram. O fato de ter o mesmo nome e apelido do personagem, chamou a atenção do diretor. Mas o que lhe rendeu o papel foi ter decorado todas as falas e marcações de uma cena durante os testes.

Sem comentários:

Enviar um comentário