Esta crónica será um simultâneo entre os blogs PorOutroOlhar, Tudo Incluído e SIC Blog, a pedido do último, sendo um texto de opinião baseado apenas numa única estação, a SIC. No entanto, não julguem que por escrever sobre a SIC, escreverei um texto positivista sobre o que se passa para os lados de Carnaxide. Desengane-se quem o pensa! É certo que a SIC teve um passado glorioso – coisa que ninguém pode negar – mas também é certo que nos dias que correm não anda tão gloriosa assim…
Estando nós perto de mais uma reéntre televisiva, em que novos programas são lançados aos leões, leia-se telespectadores, é impossível não falar das novas apostas que a SIC apresentará no decorrer deste mês. Com certeza da sua existência e exibição no ecrã da SIC podemos contar com a novela brasileira Paraíso, o programa informativo Nós Por Cá, os programas das manhãs e tardes, Ídolos, a nova série Investigação Criminal, os Gato Fedorento, as Vip Manicure e ainda a nova novela portuguesa Eterno Amor.
As novidades são mais do que muitas e é certo que passarão na caixinha mágica, a grande questão, para além das datas de estreia que vão sendo reveladas com o aproximar dos dias, é: a que horas! Pois bem, a SIC parece ter tudo na mão para voltar ao topo da preferência dos portugueses, e a palavra de ordem é: Diversidade! Existem os talk-shows e as novelas para os públicos de todas as idades, ainda que destinados a uma faixa etária mais avançada, os programas de humor, as séries e ainda o Ídolos para conquistar os mais novos, e os informativos que piscam o olho às classes mais altas. Pode-se portanto dizer que a SIC tem em vista todos os portugueses, independentemente das idades e classes sociais, na sua nova programação. No que a SIC peca e muito é nos horários a que exibe os programas, dando muitas vezes “tiros nos próprios pés”, que a impedem de se destacar no meio de tanta monotonia que impera para os lados da estação líder, a TVI. Veja-se os casos recentes do Tá a Gravar, Não há Crise, Três Irmãs e até do Salve-se Quem Puder. Os dois primeiros programas resultaram à noite, mas não quer dizer que resultem de tarde, o resultado está à vista, num horário tão importante como o das 19h, a SIC é arrasada pela concorrência. Ninguém quer ver apanhados mais que repetidos, e de qualidade duvidosa. A novela brasileira estreou bem e acabou mal, a falta de promoção, independentemente da história que não é das melhores, também ajudou ao fracasso. O horário das 18h estava mais do que visto que não era o melhor, com Beleza Pura sucedeu o mesmo. Agora está à espera do seu final e a ser compactada diariamente, no horário das 15h. O Salve-se Quem Puder, que diga-se salvou a SIC este verão, quando dá mais cedo, logo depois do Jornal da Noite, tem melhores resultados do que os actuais. Agora começa sempre depois das 21:30h e por vezes bem perto das 22h. É desta instabilidade horária que o público não gosta e por isso, para não andar num jogo de adivinha, muitas vezes prefere os restantes canais. Nesta reéntre, com tantos programas novos prestes a estrear, os horários têm que ser cumpridos à risca para prender o telespectador. Longe vão os tempos em que se colocava a TV num canal e por lá se deixava ficar, viesse o que viesse, às horas que viesse…
Sem comentários:
Enviar um comentário