quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sessão Cinema: TITANIC

Titanic foi e será, sem dúvida alguma, um grande feito cinematográfico. Inspirado na tragédia ocorrida em 1912, o filme de 1997 é o maior recordista de Óscares, tendo ganho 11 estatuetas nas mais diversas categorias. A história de amor entre os protagonistas Jack e Rose é fictícia, mas foi considerada a maior história de amor de todos os tempos!
Na realidade o navio Titanic começou a afundar a 14 de Abril de 1912, quando chocou com um iceberg. Apenas 706 das 2207 pessoas que iam a bordo na viagem inaugural do navio sobreviveram.


Sinopse: A trama do filme começa em 1996, com uma expedição aos destroços do Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovett está em busca de um colar de diamantes chamado Coração do Oceano, que pertencera a um passageiro do navio e supostamente teria afundado com ele. A expedição não alcança o objetivo esperado, mas traz à superfície o retrato de uma mulher nua usando o colar. Ao ver uma reportagem sobre a expedição na televisão, Rose Dawson, uma senhora de 101 anos, entra em contato com Lovett e revela que é ela a mulher do retrato. Na verdade, Rose Dawson é Rose DeWitt Bukater, uma jovem da aristocracia britânica que todos pensavam ter morrido no Titanic. Rose é levada pela neta ao barco da expedição, e é ela que acaba por contar toda a narrativa do filme.
No dia 10 de Abril de 1912, o Titanic estava pronto para zarpar e Rose embarcou junto com a sua mãe, Ruth DeWitt Bukater, e o seu noivo, Caledon Hockley, em primeira classe. Entretanto, Jack Dawson, um pobre pintor, embarcava em terceira classe. Uma vez a bordo, Jack apaixonou-se por Rose ao vê-la. Mesmo sendo rica Rose não era feliz e à noite tentou suicidar-se. Quando estava prestes a fazê-lo, Jack convence-a a desistir. Mais tarde, conhecem-se melhor e Jack leva Rose até à terceira classe, onde haviam festas de verdade. Numa das festas, Rose percebe que há uma vida diferente da sua, uma vida sem luxo, arrogância e jantares aborrecidos. Longe dali, Caledon faz diversos planos para separar Rose de Jack, mas todos falham.
Enquanto Jack e Rose fazem amor nos porões do navio, o Titanic bate num iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos mais baixos. Quando cinco destes compartimentos são inundados, o engenheiro do navio, Thomas Andrews, conclui que a embarcação afundará a pique e dá ordens para que se comece a evacuação.
Dão-se as peripécias entre Jack e Rose e já perto do final, de volta ao presente, a senhora Rose vai sozinha até à proa do barco da expedição de Brock Lovett. É então revelado, apenas aos espectadores, que o Coração do Oceano estivera com ela o tempo todo. Sem dizer nada à equipe de Lovett, Rose lança o diamante ao mar. Na cena que encerra o filme, a senhora Rose é vista em sua cama, aparentemente dormindo, mas talvez morta. Numa montagem que poderia ser um sonho ou uma visão do Paraíso, os destroços do Titanic retornam aos seus dias de glória e Rose reencontra Jack na imponente escadaria da primeira classe, diante dos aplausos dos passageiros e da tripulação.


Curiosidade:O Coração do Oceano foi inspirado na jóia que Anastasia Romanova usava quando a família real russa foi morta.
Com o dinheiro gasto para a produção do filme e a realização da réplica do navio (200 milhões de dólares) seria possível construir o Titanic original.
A música "My Heart Will Go On", fora escrita por Horner e Will Jennings em segredo porque Cameron não queria canções. Céline Dion gravou uma demo após ser persuadida pelo marido. A música tornou-se líder das paradas mundiais e venceu o Óscar de Melhor Canção Original e o Grammy de Melhor Música criada para o Cinema, e ainda detem o recorde da música mais bem executada da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário