sábado, 21 de janeiro de 2012

Bastonário da Ordem dos Médicos critica conselhos de Maya!


A taróloga Maya tem desde o ano passado um programa seu nas manhãs da SIC onde esclarece as dúvidas dos telespectadores através da leitura das cartas, no entanto, nem todos estão de acordo com as suas leituras, especialmente no que toca à saúde. Num dos seus programas Maya aconselhou uma telespectadora a contrariar uma ordem médica e tal deu origem a uma reacção do bastonário da Ordem dos Médicos. No programa Maya aconselhou a ouvinte a ir "a uma clínica e não a uma urgência hospitalar, porque não têm dado a devida atenção ao seu caso. Têm tentado resolver, mas sem conseguirem. Tem de ir a uma clínica, ou seja, pagar para ter saúde, porque precisa de ser operada para ser tratada convenientemente. A sua situação tem solução, mas não está a ser bem conduzida, de todo", explicou, indo mais longe e dizendo à espectadora para sair da cama, mesmo tendo ordens médicas do contrário. "O repouso absoluto não está a pôr as coisas no lugar. Quando se parte uma coisa é preciso pô-la no sítio, o repouso absoluto não chega". 

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, "dizer em directo que a doente está a ser mal seguida é errado, principalmente vindo de uma pessoa que não tem qualquer formação médica. É muito grave que ela tenha passado um atestado de incompetência ao médico que seguiu o caso dessa senhora sem sequer conhecer o seu historial". "Para já, um aconselhamento médico feito com base na astrologia, além de ser leviano, é um risco tanto para quem os dá como para quem os recebe"e "ela não pode nem deve aconselhar um doente contrariando uma indicação médica. É um abuso que pode causar malefícios ao paciente. A Maya, com a sua aparente segurança a falar de assuntos médicos, pode levar doentes menos informados a terem atitudes menos corretas".

Apesar da critica Maya defende-se e diz que "o meu programa já está no ar há algum tempo e temos recebido um retorno muito positivo de quem nos liga. Nunca me aconteceu reclamarem de alguma coisa que eu tenha dito". Em jeito de recado avisa que "Os processos em tribunal de negligência médica têm vindo a aumentar. Talvez o bastonário se queira pronunciar sobre isso". "Não acredito que falhe, mas se falhar, não falho mais do que alguns médicos", finaliza.
Fonte: Diário de Notícias

1 comentário:

  1. Esta Maia tem muita lata, viva a ignorância e a banha da cobra!!

    ResponderEliminar