quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eco.Dicas: Poupar em Aulas!

Boa noite, preparado para mais uma dicas que o vão levar à poupança? Pois bem, prepare-se, se tiver filhos o assunto que hoje trataremos com certeza que lhe vai ser bastante útil. Agora que as aulas começaram é altura de abrir a carteira e gastar dia após dia cada vez mais, quer seja na alimentação, no material escolar, na roupa, não importa, o que é certo é que a tarefa de poupar está cada vez mais difícil. Mas como para tudo há solução, comecemos então pelo principio que é a alimentação das crianças. Em idade escolar todos nós sabemos a difícil tarefa que é para alguns fazer com que os filhos comam nos refeitórios das escolas. A desculpa, já por nós usadas, é de que a comida não presta e os defeitos colocados são tão engenhosos que facilmente se percebe que algo está mal e não é o comer da escola. O essencial a reter para que o seu filho coma na escola é comer bem e saber comer e isso não é algo que se aprenda fora de casa. Se quer poupar na escola, faça o trabalho em casa e ensine o seu filho a bem comer. Explique-lhe os benefícios dos alimentos que lhe dá a comer e sobretudo, dê-lhe a comer todos os alimentos essências para o seu desenvolvimento. Em caso de recusa a tarefa complica-se, mas um 'pequeno suborno' a envolver o computador, a consola, a televisão e os amigos certamente vão ajudar. 
Após a difícil tarefa de o convencer a comer no refeitório, logo no primeiro dia em que ele comer obrigue-o a comprar ou compre você as senhas para toda a semana. Assim, evita desistências pelo meio da semana e uma vez que já tem as senhas não vai deitar dinheiro ao lixo. Caso o faça, o 'castigo' volta a estar de pé. 

(Invista numa conta poupança, é uma das melhores formas de poupar!)

Como é normal, na escola é preciso por vezes fazer gastos extra, por isso fale abertamente com o seu filho e comece por lhe dar uma semanada correspondente a um valor que acha que pode pagar. Claro que não lhe vai 'passar o dinheiro para as mãos' (agora quase tudo é por cartão) sem vigiar onde é que o gasta ou poupa. Por isso tem de ir perguntando. Uma boa forma de fazer com que o seu filho poupe é recompensando-o algumas vezes com uma coisa que queira. Por exemplo, se lhe der uma semanada de 5€ e ele chegar ao fim do mês com cerca de 10 a 15€ poderá comprar-lhe algo que queira muito, claro que não será todos os meses, pois assim a poupança estava perdida, será apenas um caso esporádico. O que poderá não ser esporádico é o facto do dinheiro poupado ser depositado numa conta que mais tarde, seguramente, será bem útil. Pense no futuro do seu filho e comece já hoje a construi-lo com ele. 

Nas primeiras semanas de aulas todos sabemos como são grandes as listas de materiais a comprar para todo o ano lectivo. A juntar ao peso dos livros, que cada vez parecem estar mais caros, são os materiais escolares que também afundam o orçamento familiar e fazem ligar o alerta vermelho, por isso, escolha bem na hora de comprar, é aí que está o segredo da poupança. Produtos de qualidade fazem a diferença, é verdade, mas são caros, e produtos baratos saem caros, não na hora mas posteriormente. Aqui terá mesmo de gastar, por isso, a melhor forma de o fazer é consoante as prioridades. Se o seu filho precisar de uma caixa de lápis na Segunda não lha vai comprar na Terça ou se precisar de régua e esquadro na Quarta não lha vai comprar na Segunda. A regra das prioridades funciona e embora acabe por gastar e apostar na qualidade dos produtos, a longo prazo vai ver que foi a melhor opção, uma vez que não terá de comprar anualmente os mesmos produtos.

Bom, para segunda rubrica já me alonguei um pouco com o tema, por isso cá estarei na próxima semana para dar continuidade ao mesmo. Lembre-se do ditado popular que diz 'no poupar é que está o ganho' mas tenha em atenção que este pode ser um ditado falso, pelo menos no principio da poupança. Primeiro há que investir e só depois recolher os frutos. Olhe para a poupança como um negócio, onde quem sai a ganhar é sempre você! Invista, persista e no fim acabe a poupar. Boa semana, boas poupanças!

Sem comentários:

Enviar um comentário